domingo, 4 de agosto de 2024

Frashdance TF: Terra Firme ambienta longa-metragem do jornalista e diretor Ismael Machado.

A atriz e diretora de teatro Vlad Cunha assina roteiro em parceria com Machado. Frashdance  foi o único projeto paraense aprovado no edital de 2022 da Ancine. 


Foto: divukgação

Único projeto paraense aprovado no Edital Ancine 2022 Novos Realizadores, o longa-metragem de ficção Flashdance TF iniciou as filmagens no fim do mês passado, em Belém. O filme é uma realização da produtora paraense Floresta Urbana e tem filmagens previstas por todo o mês de agosto, com locações no bairro da Terra Firme e centro da capital.

Com direção de Ismael Machado e roteiro dele em parceria com Vlad Cunha, o filme tem uma peculiaridade. Praticamente todos os atores e atrizes são oriundos do bairro da Terra Firme. A preparação do elenco ficou a cargo de Cláudio Barros. Um número significativo da equipe técnica também é do mesmo bairro.

A história do filme se passa um ano depois de uma noite de chacina que dizimou 15 pessoas no bairro da Terra Firme. Uma das vítimas foi o pai dos personagens Greyce e JP. O casal de irmãos forma um minigrupo de dança, ‘agenciado’ informalmente por um amigo chamado Pato. O trio se divide entre ensaios e a luta pela sobrevivência no cenário de pobreza que é o cotidiano de cada um.

A dupla irmã costuma se apresentar no bairro fazendo ‘street dance’. Sem jeito para dança, Pato atua como um empresário informal da dupla. É um jovem que vive de pequenos ‘expedientes’, malandro, que se dá bem com todo mundo, mas é enrolado e vive no limite entre a legalidade e a marginalidade.

 No dia do ato em protesto pela impunidade da chacina, o grupo fica sabendo que foi selecionado num concurso de dança contemporânea no imponente Teatro da Paz. No mesmo dia, Pato testemunha uma espécie de ‘sequestro’ de um amigo seu, Colorau. Pato filma a cena com seu celular, e depois que o corpo do amigo é encontrado num matagal, sem pensar nas consequências, compartilha o vídeo da última vez em que Colorau foi visto, colocando a própria vida em risco.

O edital Ancine Novos Realizadores 2022 foi um certame nacional, envolvendo produtoras audiovisuais de todos os quadrantes. Apenas seis projetos da Região Norte foram selecionados. Flashdance TF foi o único paraense incluído na lista.

 


Búfalo antigo, livro de Charles Trocate encarna um contrato em favor da utopia

Lançado pela Mezanino Editorial, Búfalo antigo é a oitava cria da lavra de errâncias do pensador do front amazônico. Em primeira mão o poeta apresenta as suas armas e acende a fogueira de indignações e furor diante  da encruza civilizatória


Charles Trocate é caboclo Amazônida, nascido e criado nas transitoriedades do Pará, e nosso intelectual corre-mundo como escreveu o professor Paulo Nunes em texto de orelha do livro em questão. Em poesia é sua oitava aparição desde que decidiu escrever para driblar a miséria que confrontava sua adolescência. Nas últimas duas décadas transformou-se em militante político e escritor, e escritor e militante político, pelo último livro que agora vem a público é fácil perceber que não se rendeu em nenhuma das frentes, alterando de maneira permanente estes lugares que escolheu para viver e imaginar.. A seguir, um dedo de prosa com o autor. 

Blog furo: Em que consiste Búfalo Antigo – ou Gabriel e outras orquídeas no bolso?

CT: : É um livro que levei alguns dias para escrevê-lo, e foi a demora necessária sem a qual, não teria êxito algum. Pude com esta paciência captar as confrontações da linguagem, e no transmudo assumir estas escolhas rítmicas que me alegra pelo resultado. Diria que ele é o imitável do que se move na floresta sonora – não tem compromisso só com a palavra bem escrita, mas com a extinção que ela provoca quando se externaliza na mercadoria, ‘sobretudo mercadorias privadas’, dos efeitos subjetivos que cria – ou mesmo quando se personifica no sujeito oculto, mas do que socializa a circunstância. Ainda posso afirmar que é o livro de como percebo a lâmina da faca e a carne que ela corta tentando me opor ao esmeril em sono sonâmbulo.

Blog Furo: “Me opor ao esmeril em sono sonambulo” como metáfora, isso se traduz em que?

 CT:  É a minha compreensão de que o mais singelo ato da vida cotidiana está hegemonizado ou mediado pela distopia, se dissecarmos a literatura e sua busca por frivolidades, por exemplo, iremos constatar que estamos presos há algo que não muda, de que tudo está limitado a rotina da frase perfeita. No entanto, se opor a isso é consumir o tempo por outras abstrações, é se livrar da epígrafe canônica – do belo e do herói à bancarrota, e acreditar que se, humanamente chegamos a esta realidade, só nos resta humanamente sairmos dela sem outro alarde na liturgia, ou seja, o sono sonâmbulo como antítese do que fazer experênciando a poesia que protagonize.

 Blog Furo:  Mas precisamente, o que pode fazer a poesia rente a distopia?

CT: Vamos lá, “Búfalo- Antigo” é um poema só, assinado em lugares e datas diferentes e sem cabeçalhos, quer dizer, sem títulos, começa com a seguinte construção – “em todo caso sei espantar a mosca, torcer a roupa que o corpo inventa”... e conclui, “e o charque repõe divisas nas preciosas pedras de amolar canivetes”. Isto para mim é o que pode fazer a poesia sobre este fatídico indivíduo que assimilamos e deve estar no centro das linguagens para libertar os entreatos da cooperação, ou ainda, renomear as coisas em equilíbro com a economia, a natureza e a sociedade, não pode ser texto para prazeres extra questões, só assim se tencionará para não ser escrita acessório à cata ventos.    

Blog Furo: Pensando aqui o livro que nos apresenta como “floresta sonora”, pode precisar este movimento da floresta?

Ao centro, Charles Trocate, ladeado dos editores da Mezanino. Foto: arquivo do poeta

CT: Este é um livro também “animista”, parte desta compreensão de que minha vida se sofistica com a dos outros animais nunca ao contrário, e é arte também a forma de percebê-la, nas outras vidas que tornamos moribunda e a expressão disso é a floresta, úmida, cultural, diversa. De certa forma, o livro se sobressai como protesto por esta “forma de matar, e por este jeito de morrer”, por este equívoco imperativo, de que podemos, mas que as outras vidas, no fundo, estamos eletrificados por esta perspectiva, e subverter isso pressupõem alterarmos o currículo da nossa forma de ser. Quando escrevo “eu beijei um a um membro efetivo da canga mineral, são os animais que bestializamos e tornamos sal e estrume esquecidos dentro do objeto industrial”, não é só a adesão solitária do indivíduo mimico, ou a comoção do eu lírico, é a forma de dizer que esta modernidade que nos dedicamos tanto a ter, a possuir sem pudor, se retroalimenta de algo finito, inclusive, nos arremessa à fábula da inevitabilidade, de que esta transgressão ecológica é o nosso ponto final.

Blog Furo: O livro ainda será lançado, mas já recebi em primeira mão, por isto, te indago, é um livro contra ordem, sobretudo pela poesia de densidade mineral que há nele?

CT: Diria que sim, e que também é um livro dialético, no entanto, sua mecânica não é para apascentar a ordem, torná-la aprazível, é contra sua forma de ser, arbitrária do moinho satânico e o seu tilintar cotidiano, seja pelas extremidades que provocam no sumiço repentino de geologias e os aforismos que há neles, como também pela cegueira política que abona tudo isso. Por exemplo, tem bienais de arte, as mais famosas delas, grandiosas festas literárias financiadas pelo dinheiro da commodity mineral, um sem fim de artistas que não quero aqui julgá-los, mas que, conscientes ou inconscientes, são envolvidos sem se perguntar – o que continua a ocorrer, no país, em Mariana e Brumadinho (MG), Barcarena (PA), quanto custa a natureza exaurida por esta forma de minerar e de lucrar, e financiar a arte? O que sei é que quando a arte e o artista se alienam da natureza, e as corporações da mineração constroem suas próprias subjetividades, estamos não só no limite ético, como estético também! Creio que não há mais espaço para esta acepção de que estamos bem, vivendo bem, neste modelo empresarial “que ergue e destrói coisas belas.”

Blog Furo: Qual tarefa tem o artista e a arte nessa fase de crise ecológica e transição energética?

CT: Há um pensamento em Umberto Eco – que “a arte só faz sentido para aqueles que não estão prisioneiros dos meios de comunicação de massas”. Eis aí uma questão para os movimentos políticos, contestatórios, de como fazer e comunicar a arte por outros meios? E isso quer dizer muito, de como estamos interpretando a crise climática e sobretudo – o que significa no fundamental a transição enérgica para as nossas vidas e qual o sentido ela trará para a arte? Por exemplo, até quando a técnica coordenará a política produzindo esse avesso das necessidades humanas, ainda que seja produto da sua criação? Parece decisivo que ocorra o contrário! No entanto, sei que a arte é a imitação da realidade, se ela estará prisioneira das corporações a nos assombrar pelo volume de capital que se realiza nela – nos grandes eventos de galeria como refinada maquiagem de que tudo está mudando para não mudar, ou seguirá autônoma, porém, limitada pela barbárie que assola o artista.

Blog Furo: Que fé depositar no artista?

CT: O que imagino sobre estas tensões é que o artista não pode fazer tudo, mas não pode se conformar, deve seguir com seu farol e agir sem parcimônia e habilitar-se, deve não só sentir, mas sem pedir licença, apresentar-se para evitar a queda do céu, como nos alertou Davi Kopenawa!

 

Blog Furo: Há uma fascistização da palavra em curso?  

CT:  Este é um dos assuntos que tenho pensado demais, mas se consideramos que há um movimento social de ‘extrema direita’ na sociedade, é quase que natural que isso ocorra, e é deliberadamente sentido na repetição “da metafísica dos costumes”, o retorno ao passado, em tudo, a família era melhor no passado e etc... – minha impressão é que o neoliberalismo, se antes havia triunfado na economia e na desregulamentação no uso da natureza, por fim, transgrediu o indivíduo e a linguagem, e isto operacionaliza léxicos sociais do poder onde o consumo é a linguagem dos sentidos, claro que isto representa uma crise política estética onde tudo vira caricatura em estado degradante, onde o supérfluo se reconfigura pela padronização do gosto, seja nas amplificações de si para si  e do dinheiro que se ganha com isso – como também, se expressa no esvaziamento de que a literatura e a cultura são direitos sociais e devem, ao meu ver, serem reconduzidos ao centro dos nossos dilemas...

 

Blog Furo: Queres comentar, mas alguma questão...

CT: Paro por aqui, com o que diz o poeta Mexicano, Octavio Paz, fiquemos com “as perturbadoras propriedades das palavras”.