quarta-feira, 15 de março de 2023

Caso Gabriel Pimenta: ministro Silvio Almeida recebe defensores de direitos humanos nesta sexta feira, 17, para tratar da condenação do Brasil na OEA.

 Caso envolve irmão de Newton Cardoso, ex governador de Minas Gerais

Gabriel Pimenta, assassinado em Marabá/PA, na década de 1980, por defender posseiros na luta pela reforma agrária. 

Nesta próxima sexta-feira, 17 de março, o Ministro dos Direitos Humanos do Governo Lula, Dr. Silvio Almeida, receberá os advogados do Caso Gabriel Pimenta em audiência para tratar da elaboração de política de cumprimento da sentença da Côrte Interamericana de Direitos Humanos que condenou o Estado brasileiro a criar legislação de proteção aos advogados e defensores de direitos humanos no Brasil.

Estarão na audiência o Ministro Silvio Almeida, seu assessor Nilmário Miranda, advogados do Cejil e da Comissão Pastoral da Terra (CPT) que representam os familiares de Gabriel Pimenta.

O Estado Brasileiro foi condenado por unanimidade no dia 04 de outubro de 2022, pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA) pela morte do advogado Gabriel Pimenta, ocorrida da década de 1980.

Rafael avalia o momento importante na luta de décadas em defesa do povo pobre do campo contra o latifúndio, a corrupção e a violência no campo no Brasil.

Enviado por Rafael Pimenta


Leia o resumo da sentença AQUI

Conheça a íntegra da sentença AQUI

Leia matéria sobre a trajetória de Gabriel Pimenta AQUI

Acesse o recém lançado livro que conta parte da Luta pela terra na Amazônia AQUI.


 

Extensão: Projeto de extensão da UFOPA é selecionado para integrar grade de programação da Rádio da UFSCar/SP

 O projeto apresentará um programa por mês com temas amazônicos 

 


Inspirado na comunicação cientifica, o projeto de extensão AMAZÔNIA ACADÊMICA: CIÊNCIA PARA ALÉM DOS MUROS, coordenado pela professora Thulla Esteves, do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (BCB, foi selecionado em edital para compor a grade de programação da emissora de rádio da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP), com a proposta do podcast AMAZÔNIA PLURAL.

O projeto leva em consideração a produção acadêmica da universidade, a agenda econômica, política, social e cultura da região e, propõe estabelecer um diálogo com a comunidade.  O projeto deverá produzir um programa por mês.

A iniciativa avalia ser de extrema urgência que se desenvolvam ferramentas para a divulgação do conhecimento científico produzido na universidade e sua importância no cotidiano das pessoas.

Esteves acredita que as pessoas, através da comunicação científica, possam participar de forma mais efetiva de processos decisórios que envolvem a agenda desenvolvimentista da região, e compreendem os altos impactos socioambientais causados por estes projetos.