domingo, 15 de abril de 2012

Líder camponês “Cabeça” é assassinado a tiros em Buriticupu



O líder camponês Raimundo Alves Borges, mais conhecido como “Cabeça”, presidente do Assentamento Terra Bela,em Buriticupu, foi assassinado a tiros por pistoleiros, neste sábado, por volta das 18h, nas imediações de sua casa. A informação é da Comissão Pastoral da Terra, ligada à Igreja Católica.

Segundo relato, os assassinos, em moto, colocaram na estrada paus e no momento em que o Raimundo Cabeça retirava os obstáculos, os homens encapuzados dispararam vários tiros contra o mesmo, que teve morte instantânea.

Cabeça havia feito várias denuncias contra especuladores que compravam e vendiam terras de assentamento da reforma agrária. Além, contra o Sr. Raimundo havia ações de reintegração de posse, movidas por grileiros de terra. Em uma ação movida pelos grileiros contra a liderança morta, a audiência de instrução e julgamento está marcada para o próximo dia 26 de abril. A causa da morte do camponês foi em decorrência dos conflitos de terra no assentamento.

Em nota, a CPT diz que “este é mais um fato que coloca o Maranhão como o Estado mais violento do país em questões agrárias. O Sr. Raimundo é a 247ª vítima da violência no campo nos últimos 25 anos. Em 2011, a CPT registrou 223 conflitos agrários, com mais de 100 ameaçados de morte”.

Fonte - CPT/MA

0 comentários: