sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Vale perde recurso no STJ em processo contra o professor paraense Evandro Medeiros

 A mineradora Vale tem se notabilizado em espionar movimentos sociais , jornalistas e outras categorias, e em mover processos contra os segmentos que reivindicam direitos por conta dos impactos promovidos pela da empresa.  


Na última terça feira, 13, a mineradora Vale experimentou mais uma derrota, desta feita no STJ. A Vale  acusa o professor Evandro de Medeiros em liderar ocupação de ferrovia na cidade de Marabá, sudeste do Pará, em 2015. 

Todavia, o professor universitário apenas participou de manifestação em solidariedade aos familiares e operários mortos pelo crime ambiental da mineradora em Mariana, Minas Gerais.

Medeiros é defendido pelos advogados populares da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e (SDDH) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).  

A partir de agora os defensores de direitos humanos devem mobilizar  processo contra a empresa por danos causados ao professor, que por conta do processo teve a saúde e o andamento de doutoramento comprometidos.

 

Mais informações sobre o processo, veja AQUI

Leia a nota dos advogados do professor AQUI

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Luta pela terra na Amazônia, lançamentos ocorrem no interior e capital

Há possibilidades de lançamento na capital do país e no Rio de Janeiro. 

 


Após o primeiro lançamento presencial que ocorreu em Marabá, no dia 18 de julho, no Campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), quando da passagem dos 40 anos do assassinado do advogado Gabriel Pimenta, o livro Luta pela terra na Amazônia: mortos na luta pela terra! Vivos na luta pela terra! prossegue a sua agenda de lançamento e debates.

Rio Maria, Santarém e Belém terão lançamento da obra neste mês de setembro.  No sul do Pará, Rio Maria, o evento ocorre na noite de hoje, na sede do Sintepp, a partir das 19h.  A professora Luzia Canuto e o professor Elias Sacramento que assina a organização do livro junto com o professor Rogerio Almeida, serão os animadores do debate. Canuto e Sacramento tiveram os pais assassinados no processo de luta pela terra. Canuto em Rio Maria, Sacramento em Moju.

 

Em Santarém o lançamento ocorrerá no dia 19, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR), a partir das 11h. Os professores Rogerio Almeida, organizador da obra, e a professora Raimunda Monteiro, que assina artigo sobre o caso do assassinato do sindicalista Avelino Silva são os responsáveis pela reflexão, junto com familiares e representantes do STTR.

Em Belém, o evento será na tarde do dia 26, a partir das 17, no auditório da sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.   Além de Sacramento, representantes da SDDH, CPT e MST comporão a mesa do debate.

 O livro resulta de projeto de extensão da UFOPA sob a coordenação de Rogerio Almeida, curso de Gestão Pública, e do professor Elias Sacramento, curso de História da UFPA. 

Registro – Em Marabá, o professor e ativista Thiago Cruz fez o registro em audiovisual do lançamento. Abaixo os links da primeira e segunda parte do histórico momento.

Primeira parte AQUI

Segunda parte AQUI

Acesse o livro AQUI.