quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Construtora oferece "circo erótico" a operários das obras de Jirau

Depois de denúncias do emprego de trabalho escravo na construção da hidrelétrica de Jirau- a 130 Km de Porto Velho (RO)- e realização de greves , por partes dos trabalhadores que atuam nas obras da usina, a construtora Camargo Corrêa, uma das responsáveis pelo empreendimento, resolveu compensar os operários com "pão e circo", como foi chamada no Império Romano a política de fornecer alimento e diversão ao povo para distraí-lo e, assim, amenizar suas reivindicações. Leia mais no Amazônia

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Suriname – fronteira em conflito

Suriname e Guiana são destinos comuns para migrantes que buscam uma possibilidade de renda ou uma vida menos ruim fora do solo pátrio.
Migrantes do Norte e Nordeste, em particular.

Garimpo, comércio de todas as espécies, inclusive humano, tráfico de drogas, prostituição acabam sendo o destino mais comum.

Sobre o assunto, reportagens, denúncias de organizações que defendem direitos humanos e trabalhos acadêmicos não são raros.
No episódio do Suriname, a conformação é que se trata de conflito entre pessoas de mesma classe, os localizados na base da pirâmide.
O caso do Suriname os quilombolas, e do Brasil, pessoas empobrecidas em busca de dias melhores.
Leia sobre as ações do Itamaraty AQUI