quinta-feira, 3 de agosto de 2023

O deficiente físico e a negligência da Sespa em Santarém/PA no atendimento do passe livre

URE/Sespa. Santarém/PA

O passe livre em transporte é um dos direitos da pessoa portadora de alguma deficiência. Consta em lei.  É direito constituído, e dever do Estado.  Para além da deficiência, existem obstáculos a perder de vista para conseguir alcançar os mesmos.

Creio que o primeiro resida em ter acesso à perícia médica.  A depender  da deficiência, a via crucis pode demorar mais de 12 meses. Em estimativa bem otimista.

Em seguida, percorrer as instituições para apresentação de vasta documentação, para além do laudo médico, que irão correr várias instâncias, até o cidadão receber a carteira.  No caso do passe livre para transporte intermunicipal, a mediação é realizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sespa).

Em Santarém, desde terça feira, 01 de agosto, inúmeras pessoas provenientes de inúmeros municípios da região, não conseguem atendimento na Sespa. No primeiro dia (01/08)  informaram que o atendimento ocorre somente no turno vespertino.   

As pessoas retornaram na quarta feira, 02/08, às 14h. Chegando no local (imediações da Av. Turiano), na porta da sala 40, dedica ao atendimento dos portadores de deficiência, um informe anunciava que o atendimento ocorreu pela manhã, até  13h.

Nova tentativa. 03/08. A porta do atendimento às pessoas deficientes estava fechada. Uma técnica aparece e informa que não haverá atendimento. E que as pessoas, mais uma vez, retornem no próximo dia, 04/08, às 14h. 

Segundo a técnica, que não se identificou, a assistente social responsável informou que estava na unidade regional em reunião com o governador para sanar demandas.  Ocorre que o governador Helder Barbalho retornou à Belém, na noite anterior, dia 02/08.

Entre as pessoas que realizaram a via crucis jovens, adultos e idosos de inúmeros municípios da região. Eis um pequeno retrato da negligência da Sespa em relação ao deficiente.

Canal de comunicação não existe. A sede da Sespa não conta com telefone fixo onde a pessoa possa tentar buscar informações. A informação é marcada pela precariedade. Ninguém indica um canal, nem mesmo de rede social.