quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Dossiê Baixo Amazonas - instituições de pesquisa disponibilizam publicação sobre as complexidades da região nos estado do PA e AM


O ensaio do professor da Universidade Federal Fluminense, Carlos Walter Porto Gonçalves,  especialista em Amazônia, abre a publicação 



Uma média de 20 trabalhos que aglutinou mais de 40 investigadores de diferentes campos do conhecimento e gerações, vinculados às universidades da Amazônia e fora dela dão vida ao Dossiê Baixo Amazonas.

Um ensaio do renomado geógrafo Carlos Walter Porto Gonçalves, que atualiza a delicada situação da região no presente contexto é o abre alas da publicação, que também conta uma entrevista com o histórico ativista ambiental, Edilberto Sena. O religioso é radicado na cidade de Santarém, no estado do Pará.  

O documento foi viabilizado a partir da Revista Terceira Margem Amazônia, em sua 11ª edição. Rogerio Almeida, Beatriz Reis e Luiz Feijão, professores vinculados aos cursos de Gestão Pública e de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Oeste do Pará [UFOPA] foram os animadores da edição, em parceria o doutor Lindomar de Jesus, da Embrapa Amazônia Ocidental.

Políticas de desenvolvimento, disputas territórios, unidades de conservação, questões quilombolas e indígenas, produção camponesa e extrativista, análise de indicadores socioeconômicos, navegação e agronegócio, ocupações urbanas são alguns dos temas que podem ser encontrados na publicação. 

Terceira Margem Amazônia

A Revista Terceira Margem Amazônia divulga trabalhos interdisciplinares resultantes de estudos, pesquisas e experiências sociais que versem sobre questões relacionadas direta ou indiretamente à Amazônia, que estimule o intercâmbio e o debate entre comunidade acadêmico-científica e atores sociais que colaborem na produção de conhecimentos sobre a Amazônia.

Enquanto o site da Terceira Margem não disponibiliza a publicação, ela pode ser baixada  AQUI


Conheça a Terceira Margem AQUI