sábado, 29 de agosto de 2009

Participação feminina em eleições ainda é pequena

Três em cada dez candidatos a cargos políticos, em qualquer eleição, deveriam ser do sexo feminino. É o que define o Plano Nacional de Política para Mulheres, formulado em 2007.
O documento busca pensar a participação da mulher nos espaços de poder e de decisão no País e assegura a manutenção de uma cota de 30% para candidaturas femininas em pleitos eleitorais. Mas a realidade ainda é bem diferente. Leia mais AQUI

Belém: prefeito quer privatizar água e saneamento

Um prefeito atrapalhado, Duciomar Costa (PTB), não se entende com planos lícitos: coleciona CPF´s e diploma de falso médico.

Como administrador municipal da capital é uma hecatombe. O maior relevo do desastre da administração é a saúde. Óbitos aos montes, prestes a somar um ano.

Um representante mor da cultura do patrimonialismo, Dudu, como é tratado pelos pares, colocou na agenda no Legislativo a privatização do serviço de abastecimento de água e saneamento.

A precariedade do serviço de abastecimento de água e a baixa cobertura de saneamento básico nublam a cidade.

Empurrar para o setor privado a prestação do serviço é colocar na marginalidade um segmento sem renda para pagar as taxas.

O representante nacional de Engenharia Sanitária, Luís Otávio Mota, esclarece que a privatização em outras cidades não se materializou em beneficio para a população, como o caso de Manaus.

A Procuradoria do Estado já entrou com ação contra o projeto.

Na Câmara, poucos vereadores conhecem o teor do projeto.

Na Justiça a Prefeitura de Belém tem o prazo de 72 horas para apresentar as informações sobre o processo de licitação dos serviços de água e saneamento.

Prazo contado desde quinta feira, 27.

Na agenda no prefeito de hoje consta que o mesmo terá um café da manhã no bairro Nova Marambaia, classe média da cidade, onde inaugura lombadas de redução de velocidade.

Grandes projetos na Amazônia, Pe Sena analisa o combate entre populações tradicionais e a Alcoa

Certa vez se ouviu uma frase – querer já é poder. Talvez o mais correto seja dizer – querer já é meio poder, que se junta com outra afirmação positiva – quem quer vai. Com a chegada da gigante empresa mineradora em Juruti, a vida da população local, não só foi perturbada, como a maioria dela caiu na ilusão de que chegara a bonança, com empregos, bem estar e desenvolvimento. Leia mais AQUI

Amazônia: assembléia da CNBB Norte II repudia modelo de desenvolvimento

Na carta os bispos denunciam o "desrespeito à natureza e a destruição em curso que ameaça a sobrevivência humana em nossa região".
Entre os problemas apontados como entraves no regional, são destacados os "males causados pelo modelo de desenvolvimento adotado que privilegia os que detém o poder político e econômico, sobretudo nos lugares mais longínquos da região".

A violência rural e urbana também é colocada com um dos fatores que "ceifa diariamente a vida de centenas de inocentes. O povo está sendo vilipendiado na sua dignidade e nos seus mais elementares direitos". Leia a carta AQUI

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Revogar o decreto que regulariza terras quilombolas é um retrocesso, dizem especialistas

Aldrey Riechel
A titulação de terras quilombolas, atualmente, obedece ao Decreto 4887, de 2003, que foi considerada por antropólogos, juristas e especialistas como um avanço para o reconhecimento e valorização das comunidades remanescentes de quilombolas. AMAZÔNIA

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

IV Mostra Amazônica do Filme Etnográfico abre inscrições para mostra competitiva

A IV Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, a realizar-se em Manaus, no periodo de 27 a 31 de outubro de 2009, está com as inscrições abertas para a Mostra Competitiva até o dia 15 de setembro. Podem inscrever-se filmes em todos os formatos e duração, que tratem sobre grupos sociais da região pan-amazônica. Saiba mais AQUI

A Vale e a MMX promovem a degradação humana, social e ambiental em Minas Gerais

O complexo minerário se desenvolve no coração do estado onde nasceu a Vale, na região de Conceição do Mato Dentro, na Serra do Espinhaço.

Ativistas produziram vídeo que registra os passivos socioambientais do projeto. Veja AQUI

Pecuária gera 44% das emissões

A pecuária na Amazônia responde por algo próximo a 44% das emissões de gases-estufa do Brasil. O dado do Instituto do Homem e MEIO AMBIENTE da Amazônia (Imazon) projeta que o DESMATAMENTO representa 55% das emissões brasileiras e que a fatia do boi pastando na região corresponde a 80% deste total Leia mais no AMAZÔNIA

Jornalismo: O papelão de Waldvogel e a desmontagem do factóide Lina


A jornalista Monica Waldvogel reuniu no programa "Entre Aspas", da Globonews, o ex-secretário da Receita Federal (no governo FHC), Everardo Maciel, o presidente do SindiReceita, Paulo Antenor, e um advogado tributarista para discutir a "crise da Receita". Após uma introdução onde denunciou o "aparelhamento" da Receita e apresentou Lina Vieira como "vítima" deste processo, ouviu dos convidados que o aparelhamento foi feito, na verdade, por Lina Vieira. Para jornalista Luis Nassif, comentário inicial de Waldvogel foi "vergonhoso, antijornalístico e desonesto".Leia mais em CARTA MAIOR

LÚCIO FLÁVIO PINTO: À OPINIÃO PÚBLICA

Em solenidade na qual comemorou seus 30 anos de fundação, na semana passada, em Brasília, a Associação Nacional de Jornais apresentou uma relação com 31 casos de censura à imprensa praticados nos últimos 12 meses no Brasil, sendo 16 decorrentes de decisão judicial. Leia mais AQUI

Belo Monte: em meio ao rolo compressor do governo, especialistas analisam estudo ambiental

Em sua estratégia de resistência contra a implantação de Belo Monte, a Fundação Viver, Produzir e Preservar está coordenando a realização de um Painel de Especialistas para análise crítica de Belo Monte, num esforço para aprofundar conhecimentos a respeito do empreendimento e seus possíveis desdobramentos para a região da Transamazônica e do Xingu. Saiba mais AQUI

Cartunista paraense participa de obra sobre aquecimento global

25 cartunistas, entre eles o paraense J. Bosco, participam da obra Aquecimento global em cartuns, organizada por Léo Valença, e que se encontra em fase de produção.

O projeto é uma parceria de Valença com o portal Brazil Cartoon e a Editora Paradiso.

Valença esclarece que o projeto é uma forma de chamar a atenção através de bom humor para a manutenção do planeta.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Eldorado dos Carajás: STJ mantém condenação de coronel e major

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recursos dos policiais militares condenados pela morte de 19 trabalhadores sem-terra em 1996, ocorridas em Eldorado dos Carajás (PA).STJ

Amazônia e Pantanal livres da cana-de-açúcar

Por decisão do governo, o novo zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar não permitirá a extensão da produção dessas lavouras nas áreas da Amazônia e do Pantanal. Assim, mais de 81% do território nacional serão bloqueados para a produção de cana. Saibab mais AQUI

A História Censurada: o Pará dos Nossos Dias

A História Censurada: o Pará dos Nossos Dias é o novo livro do jornalista Lúcio Flávio Pinto. O livro trata do contencioso do jornalista com o maior grupo de comunicação do Norte do país, a família Maiorana.
Recentemte o editor do Jornal Pessoal foi condenado na justiça, numa medida considerada marcada pela parcialidade.

Na apresentação do livro, Lúcio Flávio argumenta que a família não nutre afeição pelas pessoas que ousam contrariá-los.
A peleja entre as partes já soma alguns anos. Tem capítulos de agressão física sofrida pelo jornalista pelo executivo Ronaldo Maiorana e PM´s, no ano de 2005, e inúmeros volumes na justiça.

Pinto é considerado a maior expressão do jornalismo na região. E tem lançado luzes sobre os balanços das empresas e a história da construção do Grupo Maiorana, onde trabalhou.


A obra será lançada no dia 01 de setembro, às 16h, no auditório do Centro de Capacitação da UFPA (Capacit), campus básico do Guamá, em Belém.


Campus de Marabá debate a Pan-Amazônia

Nos dias 27 e 28 de agosto, o Campus Universitário de Marabá debate as identidades étnicas e culturais e as múltiplas formações linguísticas e discursivas dos povos da Pan-Amazônia. A discussão fará parte da I Semana Pan-Amazônica do Campus de Marabá: linguagem, literatura e cultura, que vai acontecer no Auditório do Campus I da UFPA. Saiba mais AQUI

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Belo Monte: audiências serão em setembro

A hidrelétrica de Belo Monte (PA, 11.233 MW) terá quatro audiências públicas que estão previstas para acontecer na primeira quinzena de setembro. A informação foi dada nesta segunda-feira, 24 de agoosto, pelo presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopes, durante o IV Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica. "As audiências públicas acontecerão nas cidades de Belém, Altamira, e cidades vizinhas à usina", contou o executivo. O empreendimento encontra-se em processo de licenciamento.AMAZÔNIA

Comunicação e sustentabilidade

Comunicação e Sustentabilidade é o tema da conferência de hoje da Semana de Comunicação da Universidade da Amazônia (UNAMA).
Adalberto Veríssimo, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), Edson Gillet, jornalista e o publicitário Osvaldo Freitas, debatem hoje no Campus BR, no município de Ananindeua, a partir das 19h.

A Semana de Comunicação encerra no dia 28. Durante o período os alunos de Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo podem participar de grupos de trabalho e oficinas.

Na cerimônia de abertura, 24, foi celebrada a passagem de três décadas do Jornal Comunicado. O boletim editado semanalmente configura-se como excelente fonte de pesquisa sobre a memória da instituição. Saiba mais AQUI.

Boa notícia

Boa notícia. São três as paraenses que concorrem ao Prêmio Cláudia 2009 e não somente duas como havíamos informado no post, ontem.

A terceira também vem do universo camponês. Trata-se de Carmem Foro, que disputa na categoria políticas públicas.

Nascida e criada nas águas que banham o município de Moju, Foro hoje comanda a Secretaria da Mulher na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília e é vice presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A filha de Moju é uma das animadoras da Marcha das Margaridas, um momento de mobilização nacional das mulheres camponesas. Em 2008 organizou documento sobre violência no campo.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Daniel Dantas: seguranças de fazenda no Pará executam posseiro

No último domingo (23) o posseiro Wagner Nascimento Silva, de 20 anos, foi assassinado e o amigo dele de prenome Constantino foi baleado e se encontra no Hospital Regional Público do Sudeste, em Marabá, e não corre risco de morte. O crime aconteceu na Vila Betel, em Eldorado do Carajás. Diário do Pará

Duas paraenses concorrem ao Prêmio da Revista Cláudia 2009

A agenda negativa sobre as dinâmicas da Amazõnia é o comum na mídia. Mas, as vezes ocorrem ventos contrários, como a indicação de duas paraenses ao Prêmio Cláudia 2009.
Antonia Mello é migrante nordestina. Paraense de adoção, milita numa delicada região do Pará, o sudoeste ou região do Xingu. É uma das coordenadoras da Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP) e também integra a executiva da rede Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).

Encontra-se na linha de frente na defesa dos direitos humanos, meio ambiente e infância. Concorre na categoria trabalho social.

Antonia trabalha numa fronteira marcada pela aguda disputa pelo território. Uma terra cortada pela Transamazônica, onde a irmã Dorothy foi executada. Uma região marcada pelo desenho de grandes projetos, como a hidrelétrica de Belo Monte.

Ima Vieira é coordenadora do respeitável Museu Paraense Emilio Goeldi, uma secular casa de pesquisa com sede em Belém. A agrônoma e geneticista tem seis livros lançados e inúmeros artigos publicados.

Vieira pesquisa a área de ecologia tropical e tem contribuído no debate sobre políticas públicas a partir da produção de análises de cenários para as diferentes esferas do poder público.
Ima investiga o arco do desmatamento, que engloba os estados do Pará, Acre, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia. Vieira concorre na categoria ciência. Saiba mais AQUI
FONTE- Com informação do site do Prêmio Cláudia 2009

Caso Dezinho: após o aceite da denúncia na OEA, estado se reúne com viúva

Em março de 2009 a Organização dos Estados Americanos (OEA) acatou a denúncia contra o Estado brasileiro por conta do assassinato do dirigente sindical, José Dutra da Costa (Dezinho), executado em novembro de 2000, no município de Rondon do Pará, sudeste do estado.

Maria Joel, viúva do militante, participa de uma reunião hoje pela manhã, em Belém, na Procuradoria de Justiça do Estado. Após o assassinato de Dezinho, Maria Joel ocupou a direçao do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e passou a ser ameaçada de morte. A assessoria jurídica da Comissão Pastoral da Terra (CPT) acompanha a agricultora na audiência.

O caso das viúvas de militantes e dirigentes pró-reforma agrária do Pará já virou livro através do jornalista Klester Cavalcanti. Agora ativistas do sudeste do estado preparam um documentário, que tem como fio condutor a obra de Cavalcanti.

domingo, 23 de agosto de 2009

Trabalho escravo: entidades criam GT

No último dia 11 de agosto foi criado o Grupo de Trabalho de Combate ao Trabalho Escravo, composto por Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cáritas Brasileira, Pastoral Afrobrasileira, Comissão Brasileira de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Grupo é coordenado por Patrícia Aldin, especialista em combate ao trabalho escravo. Os trabalhos serão realizados na região amazônica. ADITAL

25 anos do Fotoativa


Nos “anos de chumbo” a arte era combatida, censurada, mas teimava em continuar existindo. Em 1980, vindo da França, chega a Belém Miguel Chikaoka. Natural de São Paulo, ele foi para França na metade da década de 70, onde começou a fotografar “Lá eu também tive a experiência de expor minhas fotos na rua, nas praças, saindo dos espaços fechados”, diz. Foi aí que nasceu a idéia do projeto que viria a se tornar uma marca de Chikaoka (e da própria Fotoativa) nos próximos anos: o Fotovaral. Diário do Pará