quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Curso Anual do NPC/Rj alcança a 28ª edição.

 É o maior e mais importante debate sobre comunicação popular. Agrupa pesquisadores e produtores de comunicação de todo o país. 



O maior e mais importante encontro de comunicação popular do país alcança a 28ª edição. Nem a barbárie, nem a pandemia o fizeram tombar. O curso organizado pelo Núcleo de Piratininga de Comunicação (NPC) ocorre no Rio de Janeiro, entre os dias 16 a 19 de novembro, no Armazém da Utopia e Sinpro/RJ.

Comunicação, Política e Sindicatos no Brasil no Século XXI é o tema central, onde está desmembrado em mesas que contemplam debates sobre memória, comunicação contra hegemônica, o mundo do trabalho no contexto atual, a comunicação no século XXI e as possibilidades emancipatórias.

 

No time de debatedores, experimentados jornalistas, ativistas e professores, onde constam entre outros, Virgínia Fontes, Cicilia Peruzzo, José Sérgio Leite Lopes,  Demian Melo, Cláudia Santiago, Laurindo Leal, Beto Almeida, Kátia Marko e jovens comunicadores, a exemplo de Euro Mascarenhas, que é um dos animadores do projeto Quintas Resistentes/NPC.

 

A conferência de abertura será proferida pelo sociólogo Sérgio Amadeu, Software Livre e da Inclusão Digital no Brasil. Foi um dos implementadores dos Telecentros na América Latina e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Em 2022, publicou o livro "Como derrotar o fascismo", em parceria com o jornalista Renato Rovai.

Conheça a programação do evento e como fazer a inscrição AQUI.

Anapu: carta de missionárias alerta para a permanência de violências em projetos de assentamento da reforma agrária

A Carta da Floresta resulta da Romaria, que foi realizada na metade do ano. 

 

Romaria da Floresta, Anapu/PA. Foto: Miguel Chikaoka


O Brasil que o sinistro da República apresentou ontem na ONU só existe na insana cabeça dele e de seus seguidores.  No cotidiano do cidadão comum o que impera é a elevação juros, endividamento,  volta do país ao mapa da fome, desemprego, inflação, perda do poder de compra dos trabalhadores, violências contra os povos da floresta Amazônica, aumento do desmatamento, crimes de ódio, disseminação de fake News  em todos os cantos. 

Ao contrário do discurso oficial, denúncias de corrupção da família à cada dia brotam nas manchetes nos sérios veículos de comunicação do país. A família Bolsonaro é acusada, e não se defende por comprar  mais de cem imóveis. Metade deles adquiridos em dinheiro vivo, um modus operandi que marca a lavagem de dinheiro do crime organizado.

Na Caixa Econômica Federal, o presidente foi afastado por assediar funcionários, em particular mulheres. Assédio moral e sexual. Faz quatro anos que o MEC não conta com ministro. A pasta foi tomada por uma turba de pastores sem escrúpulos, que negociam verbas com as suas bases em troca de barras de ouro.

A gestão da pandemia foi um desastre. Um aceno à morte. Morte por ele tratada com galhofa. Morte que alcançou mais de 700 mil lares.  Mortes que colocaram muitas destas famílias em frangalhos por conta da perda do provedor/a.

Desde a posse do sinistro os povos da Amazônia vivem um verdadeiro inferno.  A rotina tem sido uma eterna ameaça à vida e a integridade dos territórios. As mortes e ameaças amontoam-se. 

O desmatamento ganha números antes nunca registrados, e as instituições que monitoram a situação são desacreditadas pelo governo, os seus pesquisadores perseguidos ou exonerados. A mesma linha de destruição vale para as universidades públicas.  

Indígenas, quilombolas, camponeses, funcionários públicos, e mesmo jornalistas internacionais tombam diante do aceno do governo em defesa da licença para matar.

As instituições voltadas para a regularização da fundiária, atendimento aos povos indígenas, quilombolas e campesinas estão abandonadas, orçamentos extintos, estruturas desmanteladas e entregues a pessoas sem o mínimo conhecimento sobre o tema, a exemplo da Fundação Palmares

Em qualquer canto da Amazônia o desmatamento ganhou em volume, assim como as mortes e ameaças, o incêndio de roças e casas.

A recém-lançada Carta da Romaria da Floresta alerta justamente sobre o cenário de violências que ocorrem de forma sistemática na cidade de Anapu, no sudoeste do estado do Pará, onde possui destaque as tensões registradas e denunciadas inúmeras vezes no lote 96, da gleba Bacajá.

A ROMARIA - A iniciativa da Romaria nasceu após a execução da missionária e agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dorothy Stang, que esteve na linha de frente junto aos trabalhadores e trabalhadoras rurais para a construção de uma modalidade de assentamento rural sob a inspiração do desenvolvimento onde o ser humano ocupasse o centro, assim emergiu a modalidade de Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS), hoje ameaçados por madeireiros ilegais, grileiros e outras modalidades de criminosos.

Leia a íntegra do documento AQUI.