sábado, 9 de junho de 2018

Edição da Feira da Comuna Cepasp de Marabá/PA terá arraial junino neste sábado


Além de produtos da roça oriundos projetos de assentamento, de ocupações, e da periferia de Marabá, a edição da Feira da Comuna Cepasp deste sábado terá ainda um arraial que inicia às 
18h.


Feira Comuna Cepasp, agora, na rua Sororó em Marabá/PA- Fotos: Raimundo Gomes

A feira iniciada no começo do ano corre à Rua Sororó, na casa 129, na cidade de Marabá, onde artesãos, agricultores, educadores e afins celebram a Feira Comuna, que ocorre no antigo espaço da ONG Centro de Educação, Pesquisa e Assessoria Sindical e Popular (Cepasp), um coletivo de assessoria popular criado nos 1980. Tempo de transição. 

O espaço exibe biojóias produzidas a partir dos recursos da floresta, galinha caipira, bolos, cachaça artesanal e castanha do Pará. Tempos idos a castanha foi a base da economia local. Os castanhais frondosos já não existem. Deram lugar a fazendas. Um grilo oficial. Fez fortuna de poucos. Os produtos são agroecológicos.

A castanha comercializada na feira é oriunda do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Porto Seguro. Um casal comercializa fardos. A colheita já encerrou. Bolos, mingau, biscoitos e afins são alguns dos derivados do fruto festejado no mundo gourmet dos principais centros econômicos do país.

Atrações do arraial – o Boi Flor do Campo do bairro da Independência e a quadrilha junina Águia de Fogo do mestre Latino são algumas das atrações, que conta ainda com comidas típicas e bebidas da época.  

A Comuna Cepasp o panfleto do espaço explica que além de uma fronteira da economia solidária, a proposta é operar em várias frentes de diferentes campos: economia, arte, ideias, livros, etc.  Bem como uma trincheira de organização apartidária e de luta que congregue agentes do campo e da cidade de forma fraterna. 

O horizonte utópico é a edificação de uma nova forma de viver que contemple os seguintes pontos: i) apoio mútuo, ii) combate às opressões, iii) autogestão e trabalho coletivo, iv) decisão coletiva e poder popular, v) defesa dos bens comuns, vi) transformação social e política do País, e vii) expansão comunal, narra a apresentação do espaço. A comuna funciona todos os dias.

Detalhes com Thiago Cruz
94 98125 9492

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Barcarena - documentário recupera crimes ambientais de grandes corporações


O documentário Tinha Gosto de Perfume: Barcarena e os Crimes Ambientais Impunes, produzido pelo Brasil de Fato, retrata a realidade cotidiana dos cerca de 99 mil moradores da cidade de Barcarena, no Pará, que enfrenta gravíssima crise humanitária por conta de recorrentes acidentes causados pela indústria da mineração de bauxita para produzir alumínio. Leia mais AQUI

domingo, 3 de junho de 2018

Manaus sedia em agosto seminário internacional sobre sustentabilidade na Amazônia

O V Sicasa é uma promoção da UFAM

O evento terá como tema central: “Avanços e retrocessos na política ambiental internacional e seus impactos na Amazônia” e contará com a presença de pesquisadores de 11 países entre América, Europa e África. O Sicasa terá 10 grupos de trabalho e dois colóquios, um sobre a Defesa Civil e outro sobre Segurança Alimentar. Leia mais AQUI