quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Coisas cotidianas



O Ver o Peso é o lugar mais visitado na cidade de Belém. Vira e mexe uma equipe de filmagem de algum lugar do mundo baixa na feira. Diz a lenda que a cidade começou por lá. O logradouro fica no bairro chamado de Cidade Velha, vigiado pela baía do Guajará.
Ontem uma dessas equipes de filamgem, segundo o vendedor de CD´s "piratas" o pessoal falava português, perdeu parte do equipamento ao tentar captar imagens dos barcos que chegam do município de Barcarena. Parece-me que foi uma lente especial.
R$50,00 foram ofertados a quem conseguisse achar o equipamento nas águas barrentas e agitadas pela maré de lua. Alguns se candidataram. Passados mais de 60 minutos nada foi achado.
Três policiais faziam a escolta da equipe. O fato irritou D. Mira, veterana barraqueira do pedaço, que argumentou indignada, " sempre que a gente precisa não tem um FDP desses por aqui".
Duas horas de viagem de barco separam Belém de Barcarena. No percurso, furos, mangues e assoreamento.
A cidade abriga duas indústrias de produção de alumínio da Vale, que deseja erguer uma poluente usina termoelétrica, para suprir com energia a gula das gigantes do setor do mercado nacional.
A energia é o principal insumo para a produção de alumínio.
As empresas consomem mais energia que a cidade de Belém, que soma mais de um milhão e meio de habitantes.

0 comentários: