Cepasp existe desde os anos de 1980. Em 2024 somou 40 anos de peleja
No dia 18 de
outubro tivemos a reabertura do Ponto de Cultura Comuna Cepasp e inauguração de
dois novos ambientes: a Biblioteca Popular Ademir Martins e o Salão Multiuso
Beta Moreira. Homenagem ao casal de companheiros fundadores do Centro de
Educação, Pesquisa, Assessoria Sindical e Popular – CEPASP, organização que
abriga o espaço cultural.
A reabertura contou com a presença de familiares, amigos e companheiros de luta do casal e foi marcada pelas lembranças dos primeiros encontros e amizades com os homenageados e momentos importantes da luta popular na região.
A reforma e criação de novos espaços é fruto de um projeto selecionado pelo edital EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025 - OBRAS, REFORMAS E AQUISIÇÃO DE BENS CULTURAIS, da Política Nacional Aldir Blanc -PNAB, organizado pela Secretaria de Cultura de Marabá/PA.
![]() |
| Cerimônia de inauguração dos espaços com familiares dos homenageados e fundadores do Cepasp. |
O Edital teve como objetivo selecionar espaços, ambientes e iniciativas artístico-culturais para receber subsídios destinados a obras, reformas e aquisição de bens culturais, com o intuito de fortalecer a infraestrutura cultural de Marabá/PA.
Além da reforma, o projeto contou com aquisição de equipamentos e uma campanha de arrecadação de livros. A iniciativa arrecadou mais de 300 exemplares oriundos de doações individuais e de organizações, dentre elas a Estação Cultural de Marabá e do youtuber e professor João Carvalho.
CEPASP - referência em inúmeras pesquisas sobre a região de Carajas, dentro e fora do país, o Centro de Educação, Pesquisa e Assessoria Sindical e Popular, emergiu no rebojo da redemocratização do país. Em 2024 somou 40 anos. Educadores, militantes, leigos, trabalhadores rurais, extrativistas, dentre outras categorias fizeram ou fazem parte da iniciativa. Saiba mais AQUI









0 comentários:
Postar um comentário