segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Eleições no Pará

O TRE do Pará continua a ser o derradeiro a finalizar as apurações em todo o país. Até às 08.40 h as apurações ainda não tinham sido encerradas. Além de problemas técnicos, uma outra explicação recorrente é a extensão territorial do estado, segunda maior do país.

Ainda não se sabe como ficou a configuração do poder no Pará, mas as parciais indicam que o PMDB deve manter a hegemonia. No segundo colégio eleitoral, município de Ananindeua, o filho de Jader Barbalho, Elder, garantiu a reeleição numa disputa apertada contra Manoel Pioneiro (PSDB). A apuração foi encerrada nesse instante.

Os tucanos aparecem como os grandes derrotados no pleito de 2006, continuando a sua descida desde a vitória do PT na eleição estadual. Em Belém, não saiu com candidatura própria. Em Ananindeua, apesar dos esforços também saiu derrotado. A mídia contrária a Barbalho, Organizações Rômulo Maiorana (ORM), até o momento noticiava pelo segundo turno.

O estrondo ocaso Tucano ocorreu em Belém com o quarto lugar da candidata do Dem, Valéria Pires, onde o partido era vice, e que as pesquisas de opinião apontavam em segundo lugar. Ao cabo de tudo a jornalista amargou o quarto lugar, ficando atrás do primo do Jader, José Priante, que enfrenta Duciomar Costa (PTB). A ironia é que os dois partidos são da base de apoio do governo federal.

A derrotada da candidata Valéria é creditada aos debates, em nada sedutores. A representante do Dem além insegurança desfilou um cipoal de propostas esdrúxulas, como a distribuição de vale gratuidade no transporte coletivo para as pessoas desempregadas. Definidas as posições, ela deve apoiar o candidato Duciomar, com quem fez par na União Pelo Pará. Ironia das ironias, a candidata não passou de 13% dos votos. Triste fim para a ex-vice governadora do Pará.

Significativo foi o número de nulos, abstenções e em branco que ultrapassou a casa dos 20%. Decididas as posições para o segundo o turno, o PT deve apoiar Priante. A expectativa vai ficar por conta do PPS, que teve 11% dos votos.
C idades importantes
O PT levou em Santarém, com a reeleição de Maria do Carmo, e em Parauapebas, deu Darci Lerner (PT), também reeleito. As duas cidades são estratégicas no xadrez do poder no estado. Uma terceira importante cidade, Marabá, sudeste do estado, venceu Maurino Magalhães (PR). A candidata da governadora do estado, a deputada estadual Bernadete ten Caten, chegou em terceiro lugar.

Com o desfecho das eleições municipais, emerge a interrogação, qual o futuro do PSDB no estado? A despedida do partido foi marcada pela melancolia, que teve o apogeu com a prisão de Marcelo Gabriel, filho do ex-governador do Pará, Almir, acusado de beneficiamento em licitações públicas.

No comitê de denúncias contra os crimes eleitorais o número ultrapassou a casa do milhar. As denúncias mais recorrentes foram a distribuição de cesta básica e material de construção.

0 comentários: