quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Editora Cabana disponibiliza livro sobre as geografias agrárias da Panamazônia

A coletânea resulta do XXV Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA), realizado em Belém, no fim de 2022



Temos a honra e a alegria de apresentar o mais recente lançamento da Editora Cabana, a coletânea de textos do XXV Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA) de Belém do Pará, realizado entre os dias 08 e 12 de dezembro de 2022. Sob o tema “As Geografias Agrárias na PanAmazônia – lutas socioambientais e fronteiras do capital no Brasil”, o evento foi realizado depois de 45 anos de sua existência pela primeira vez na Amazônia brasileira.

Esse hiato espaço-temporal nos induz a refletir sobre alguns elementos do território brasileiro e, em especial, os que tocam a sua Questão Agrária. O livro “AS GEOGRAFIAS AGRÁRIAS A PARTIR DA PANAMAZÔNIA: lutas socioambientais e fronteiras do capital no Brasil”, não existiria sem os esforços dos estudantes, da graduação e da pós-graduação, da UEPA, de cada componente do grupo de pesquisa “Territorialização Camponesa na Amazônia”; de cada movimento social que construiu com o evento.

Nesta gira fizeram parte o FAOR (Fórum da Amazônia Oriental), ao MST, MAB, MAM, Via Campesina, Associação de Mulheres Quilombolas, Sindicato dos Docentes da UEPA – (SINDUEPA), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e CPT.

Bem como as instituições acadêmicas parceiras nesta empreitada: UFPA, IFPA, UNIFESSPA e UFOPA. Às agências de fomento e apoio à pesquisa, como a FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas), ligada à SECTET (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica) do estado do Pará. Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Um agradecimento especial à nossa universidade, a UEPA, que, desde o primeiro momento, não titubeou no desafio para promover o evento.

 

Baixe o livro AQUI

Texto enviado pela organização do ENGA. 

0 comentários: