quinta-feira, 4 de abril de 2019

5º Cinefront inicia no dia 12 abril em Marabá, no sudeste do Pará

A Comissão Pastoral da Terra (CPT),  instituição ligada à Igreja Católica é a homenageada 


Há cinco anos a cidade de Marabá, sudeste paraense, sedia o Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira.  O evento protagonizado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) é realizado em parceria com os movimentos sociais da região, em particular os dedicados à luta pela terra. Evandro Medeiros, professor da Unifesspa coordena o evento. 

O festival que ocorre em abril, no mês da passagem do Massacre de Eldorado de Carajás (1996), este ano homenageia a Comissão Pastoral da Terra (CPT).  A instituição criada no apogeu dos anos onde mais se matou posseiros na região, anos de 1970, é ligada à Igreja Católica, e tem se dedicado a apoiar os movimentos sociais do campo.

O evento coloca ao centro do debate a fronteira amazônica, locus de expansão do capitalismo. Processo marcado pela expropriação dos que aqui residem, e toda ordem de violência, bem como formas de resistências. 

O festival ocorre de forma descentralizada em cidades do sul e sudeste do estado, e em cidades do Bico do Papagaio, a exemplo de Imperatriz, no oeste maranhense. Município igualmente marcado por assassinatos de camponeses e seus assessores, a exemplo do Padre Josimo, agente pastoral da CPT.  Saiba mais AQUI

0 comentários: