terça-feira, 14 de setembro de 2010

Feminismo na Amazônia: Belém sedia encontro da Articulação de Mulheres Brasileiras

Foto Lúcia Martins- FMAP

Mulheres da Amazônia se mobiizam no Pará até o dia 18


80 mulheres de todas as regiões do Pará e dos demais estados da Amazônia Legal iniciaram hoje em Belém, no Hotel Gold Mar, o IV Encontro do Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense (FMAP). No mesmo encontro haverá uma reunião amanhã (14) da Articulação de Mulheres Brasileiras, seção da Amazônia, que incorpora todos os estados da Amazônia Legal.



O papel das mulheres na História, políticas públicas e governo, a participação das mulheres nas conferências são alguns dos pontos de debate dos encontros.



Nldes Sousa da coordenação dos eventos explica que a mobilização servirá para a realização de um balanço das políticas públicas, avaliação sobre o processo de luta, e a definição das alianças das feministas com outros movimentos sociais e as estratégias.



Entre as situações polêmicas indicadas por Sousa há o enfrentamento com setores considerados conservadores no Congresso Nacional, governos e no judiciário com relação a temáticas como o aborto e a Lei Maria Penha.



Para a dirigente feminista paraense é um absurdo uma proposta que existe sobre o aborto. Trata-se de uma espécie de “bolsa estupro”, onde a vitima da violência, caso deseje manter a gravidez, receber uma compensação financeira.



No dia 15 um comboio de ônibus segue para Altamira, sudoeste do estado para o Encontro de Mulheres no Xingu: o feminismo se encontra na Amazônia, que ocorre entre os dias 16,17 e 18.


No Xingu a principal pauta é uma ação contra os grandes projetos, em particular hidrelétricas nos rio Xingu e no rio Tapajós, e a construção de uma plataforma feminista sócio-política-ambiental.


Serviço

O que é: IV Encontro do Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense (FMAP)

Reunião da Amazônia da Articulação de Mulheres Brasileiras

Onde: Belém - Hotel Gold Mar

Quando 13 a 14 de setembro

Quem faz: Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense e Articulação de Mulheres Brasileiras

Contato

Nilde Sousa – coordenação (91) 91223676


0 comentários: