domingo, 21 de março de 2010

Vale suspende tratamento de saúde de filho especial de sindicalista no Pará

A Vale suspendeu tratamento de saúde de garoto especial filho de funcionário fábrica de Barcarena, Pará, região do Baixo Tocantins. O filho de Gilvandro Santa Brígida é portador de paralisia cerebral. O garoto tem 10 anos. Santa Brígida foi um dos fundadores do Sindicato dos Químicos e é funcionário da Alunorte.

O garoto necessita de tratamento em São Paulo, que realizava desde 2001. A informação do cancelamento do tratamento foi repassada pelo gerente de recursos humanos no dia 19 de março, apesar do parecer favorável da médica responsável. Santa Brígida tentou contato com o gerente de relações trabalhistas, e não obteve retorno.

O dirigente avalia que a suspensão do tratamento do filho é uma represália contra ele. Brigida vai encabeçar uma chapa no Sindicato dos Químicos de Barcarena, Pará. A eleição ocorrerá em maio.

Em 2007 a Vale cometeu práticas anti-sindicais em Barcarena. Dirigentes sindicais denunciaram que a Vale montou uma chapa e assediou funcionários.

A Vale foi a empresa que mais investiu em propaganda no país ano passado. No Pará é robusta a propaganda com apelo de responsabilidade social e ambiental.

Faz oito meses que sindicalistas do Canadá realizam greve na mineradora Inco da Vale, por conta de corte de direitos.

A Vale é segunda maior mineradora do mundo e as plantas industriais que fabricam alumina e alumínio em Barcarena passam por processo de aumento da produção.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo Gilvandro, lamento pelo ocorrido. Acho que resolverá esta questão sem maiores problemas...

Uma vez que este canal é de furos, venho também mostrar o meu descontentamento com a ordem pública instalada em Barcarena em especial saúde, cobrança de taxa de limpeza Urbana na conta do IPTU no valor de 94,00R$, Faltas de água de até 4 dias e iluminação pública que pagamos na conta dos nossos medidores.
Alerto para a escuridão em especial na Av. Cônego Jerónimo Pimentel, a av. dos Bancos.
Na época do racionamento de FHC a Prefeitura tirou 50% das luminárias, deixando apenas em postes alternados de um lado e do outro. Não levaram em consideração o projeto e a lei que exige iluminação dos lados em Pistas duplas (VPS) com canteiro central. Ainda mais com jambeiros, mangueiras e etc.. enormes não deixando a sua copa iluminar o outro lado com o mínimo LUX exigido em todos os pontos da avenida que são 20LUX. O Pior, desde antes das campanhas de 2008 existiam desses 50% que sobraram apenas 5 lâmpadas acesas desde a Dom Romualado Coelho até à Praça da Matriz e ainda não foram reparadas.. até hoje, março de 2010.
Queremos iluminação conforme lei para ruas e avenidas e com o mínimo LUX = 20 que é obrigação dos que recolhem a nossa taxa de iluminação (Prefeitura).
Vejamos: Se pagamos a água encanada, a iluminação pública,a limpeza pública, para onde vão as arrecadações de Barcarena? Será que vai tudo para a Educação e Saúde? que recebe Verbas do MS e do ME?
E O resto? Gasta-se com a gestão?
Nunca vi um lugar que pode e não faz nada...
Por favor, façam um ofício em nome de um Sindicato ou Partido Político e exijam explicações sobre as verbas e as despesas. Esta também é uma prerrogativa dos sindicatos e partidos segundo cartilha da CGU..

Um abração e votos de vitória em todos os seus projetos em prol do trabalhador e do morador de Barcarena.

Anônimo disse...

É lamentável que esse assunto ainda esteja em tela, pois quando ainda eramos do sindicato,ja haviamos chegado a um acordo sobre esse caso.Não sei porque toda vez que o Gabriel tem que viajar a administração da Alunorte tenta fazer um cabo de guerra.O acordo coletivo garante beneficio a filhos dependentes portadores de necessidades especiais ou que usem remédio de uso controlado, não conseguimos entender o porque de tanta falta de humanidade.Como pode uma empresa que diz ter tantas certificações e ISO, PRINCIPALMENTE A SA 8000, se comportar dessa maneira.
Valorização do ser humano,é muito mais que outdoor, comercial em rádios, televisão ou informativos periódicos,mostrar na pratica apoio a situações que estão acima das possibilidades dos seus trabalhadores.O caso Gabriel demonstra todo o Amor que seus pais tem de estrapolar as limitações e acreditar que ele tem um significado a todos nós encorajando - nos a continuar lutando por nossos direitos.
Isso não significa absolutamente nada pra Vale, vale muito menos economicamente do que todo o dinheiro gasto para encobrir as mazelas sociais e ambientais praticadas pela Alunorte todos os dias.
As vezes queremos acreditarque as coisas vão mudar pra melhor nas empresas Vale e Allunorte, ledo engano,só fazem piorar a cada dia.

Sabemos da forma assediosa com que nosso companheiro e camarada Gilvandro é tratado dentro da Alun orte,até hoje operador 1 com quase 15 anos de fábrica.Mas uma coisa Gil, Gabriel e seus familiares podem ter certeza voces nunca estarão só nessa luta.Talvez sejam os subsidios que ganham as empresas da Vale do Rio Amargo que faça ela ser tão Ruim com o nosso povo.
Deveriam destinar parte do dinheiro dos TAC,s que tem assinado com os crimes ambientais para atendimento a trabalhadores e dependentes fora do Estado.Mas se a Vale fosse mais sensivel poderia negociar com o governo federal vizinhos de quintal a liberação do DINHEIRO DO TFD.Caso não seja liberado pela Vale / Alunorte, poderemos fazer uma grande campanha pra arrecadar dinheiro pra viagem do Gabriel.Ele é Forte,ele Guerreiro ele é Gente.
Conte com o Amigo e minha família.
Manoel Maria de Morais Paiva.
Diretor da CTB/PA.
Fiquem com Deus.

Unknown disse...

Todos acham que a vale é uma "MARAVILHA" por suas propagandas Enganosas na tv,
mais não sabem o mal que ela causa ao meio ambiente e a sociadade,
e das terríveis condições de trabalho de seus funcionários.
Acho sim, que o Corte do tratamento do filho de Gilvandro, é para inibir, e amedrontar o mesmo e sua chapa em relação
a Eleição de Maio, Pois a Alunorte sabe que se a chapa de Gilvandro ganhar colocaram a vista de todos, todas as irregularidades, Desigualdade, Desrespeito... contra seu Empregados, coisas que deste de 2007 estão sendo "Abafadas" pela Atual Diretoria do Sindiquimicos de Barcarena.


Michele Paiva
ONG ECOSAAM (Barcarena)
Fone:8871-3644/3754-3991

Anônimo disse...

Gilvandro, sinto muito pelo seu garoto que não tem nada a ver com as suas lutas e brigas em prol do trabalhador enquanto vc foi diretor do sindiquimicos de barcarena, é uma vergonha essa atitude da Alunorte, espero que vc consiga resolver essa situação, muita força e nunca desista das suas lutas e ideais, não decpcione quem confia em vc, não siga o exempla do seu amigo que vendeu a almão ao diabo que tanto ele "COMBATEU", agora a mascara caiu, mas caso vc venda tambem sua alma vai ser por uma boa causa e todos nós iriamos o entender.
boa sorte e continue na luta