domingo, 5 de fevereiro de 2023

Luta pela terra na Amazônia. Projeto de extensão da UFOPA fica em 1º lugar na mostra científica da 13 ª Bienal da UNE

 A  13 ª Bienal da União Nacional dos Estudantes, ocorreu na Fundação Progresso, Lapa, no Rio de Janeiro entre 02 a 05


Yasmin e Bianca, durante a Bienal da Une, Rio de Janeiro. 

O resultado foi apresentado na noite de ontem, 04, na Fundação Progresso, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, na categoria da mostra científica na 13ª Bienal daUnião Nacional dos Estudantes (Une). A instituição engrossou o cordão dos descontentes contra   a ditadura civil-militar. 

A Bienal  é um festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, reúne e apresenta o que de mais interessante tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras. É considerado o maior da América Latina. O evento iniciado no dia 02, encerra hoje.

Yasmin Corrêa e Bianca Silva, ambas discentes do Curso de Gestão Pública foram as extensionistas que representaram o projeto Luta pela terra na Amazônia: mortos na luta pela terra! Vivos na luta pela terra! As jovens conseguiram viajar graças à ajuda de parentes e amigos e uma vaquinha eletrônica.  Além de Yasmin e Bianca, integram o projeto Glenda Cunha e Luana Vitória.  

A apresentação do trabalho foi no formato oral na mostra científica denominada de “Um Rio Chamado Brasil – Foz em Reconstrução”. O resumo obteve nota máxima da banca examinadora. 


AQUI



O projeto - Coordenado pelos professores Rogerio Almeida (UFOPA/Gestão Pública) e Elias Sacramento (UFPA/História), o projeto existe formalmente desde 2020. Em 2022 a iniciativa que ocorre em diálogo com o MST, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (Fetagri-Sul do PA), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) lançou o livro homônimo em Belém em três ocasiões, e em Marabá, Xinguara e Rio Maria.  

A obra de quase 800 páginas foi possível graças ao apoio do Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade). O livro relata casos de morte de líderes sindicais, religiosos, advogados, chacinas e massacres, além de entrevistas com personagens da luta pela terra no estado do Pará. O marco inicial dos registros é a década de 1980. O livro pode ser baixado   AQUI

Padre Ricardo Rezende, professor da (UFRJ), o procurador da República Felício Pontes, o defensor de Direitos Humanos e advogado José Batista Afonso (CPT/Marabá/PA), a educadora da rede pública Osnera Pinto, a igualmente professora Luzia Canuto (Rio Maria/PA), os fotógrafos Sebastião Salgado, Miguel Chikaoka, Felipe Milanez (UFBA) estão entre os colaboradores na obra, que contou com mais de 50 pessoas envolvidas de várias partes do País.

Atualmente a equipe prossegue a iniciativa com a organização de um livro sobre a produção de cordéis do senhor Francisco Gomes (Ceará), dirigente sindical no sul do Pará, e estudante do Curso de Educação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).  O tema central da produção de Ceará é a Amazônia.  A equipe empenha esforços ainda em construção de uma página na internet e ampliação de parcerias com outras universidades da região. 

0 comentários: