quinta-feira, 24 de março de 2016

Santarém- 180 anos da Cabanagem

Sol de rachar a carapaça cansada. Umas 17h, do dia 23, em frente à Praça Centenário ou São Raimundo, Bairro da Aldeia, cidade de Santarém, Pará. O bairro da Aldeia foi o palco principal da insurreição, além das comunidades de Cuipiranga e Pinhél. 
Jovens estudantes descem uma pequena ladeira de bike. Sobem e descem. Outros ouvem funks. Alguns apanham mangas das calçadas.
Nesta data a cidade era tomada pelos cabanos há 180 anos atrás. Uma marcha com os jovens e alguns professores percorreram a Av. Tapajós, que fica na orla da cidade. Um ato modesto, mas, importante.
O destino foi o Instituto de Geografia e História. Explicações sobre o processo revolucionário eram anunciadas pelos educadores.
Talvez os jovens conheçam mais sobre a Revolução Francesa, que a própria história da Cabanagem. Silenciar insurreições populares também configura uma estratégia de dominação.  
Aos poucos conteúdos ganham relevo. Artigos, dissertações e teses emergem das academias. Livros, quadrinhos e peças de teatro também.
Mas, ainda faz maior visibilidade para o importante ato que tomou o poder no período regencial do país, a partir da ação coletiva que agrupou indígenas, negros, tapuios, brancos pobres na mesma direção.
  

0 comentários: