sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Ensaio de professor da UFOPA sobre a Calha Norte é finalista em prêmio na Europa

 O ensaio trata das tramas/dramas  que conformam a região  



A  5º edição do Prêmio Res Publica, organizada por fundação homônima, tem como tema central alterações climáticas e políticas públicas. E como subtemas orientadores, a conciliação entre a liberdade e a democracia com as limitações dos recursos naturais; o papel da tecnologia como mitigadora das alterações climáticas; a sustentabilidade como meta para o desenvolvimento; conflito entre as trocas comerciais e as relações internacionais; e, as grandes cidades na sua capacidade de autoabastecimento.  O certame distribuirá aos primeiros colocados cinco mil euros.

Segundo o site da fundação com sede em Lisboa, a instituição possui como missão o fomento ao pensamento político e às políticas públicas, sob a inspiração dos valores e princípios da liberdade, da igualdade, da justiça, da fraternidade, da dignidade e dos direitos humanos.

Rogerio Almeida, professor do curso de Gestão Pública, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), assina o ensaio a primeira versão do Amazônia - Entre Juruti-Santarém:  rebojos sobre um passado que não passa, que foi selecionada para o exame final do concurso junto com mais 34 concorrentes.

 

Em seu resumo o trabalha explicita que o ensaio emergiu como mero relato de viagem, e foi ganhando corpo, adensamento, inflexões, licenças poéticas. Nas entrelinhas sublinha sobre a acumulação primitiva como elemento estruturante da integração tardia e subordinada da Amazônia aos circuitos mundiais de economia, bem como sobre a permanência da condição colonial da região como exportadora de produtos primários.

 

Trata ainda das r-existências dos sujeitos colocados em condições de subordinação a partir de uma totalidade contraditória, em arenas econômicas e políticas marcadas por abissais assimetrias.  

 

O professor explica que o trabalho continua passando por incrementos, e contou com a colaboração da sua versão derradeira da professora Thulla Esteves, com quem realizou atividade de campo na cidade de Juruti, no mês de setembro.

 

Os professores consideram que o relevante do processo é a visibilidade internacional da instituição Ufopa como importante produtora de reflexões e de conhecimento.

Em outro ensaio sobre os dilemas da Amazônia foi laureado com menção honrosa no concurso do Instituto Moreira Salles