terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Puxirum de Ideais – docentes e técnicos da UFOPA organizam lançamento de livros de forma coletiva

 

Operários, 1933. Tarsila do Amaral

Puxirum de ideias é uma iniciativa de docentes do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional e convidados.  O princípio é tornar pública a produção da Ufopa para além dos muros da instituição, com vistas a estabelecer trocas e s diálogos com a sociedade do município.  O lançamento coletivo também consiste em uma singela homenagem aos 43 anos de existência do Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS), iniciativa animada pelo Cristovam Sena e família.

O evento ocorre na noite do dia 07 de março, a partir das 19h, no Quintal Sapucaia, localizado na Av. São Sebastião, nº 1233 (entre 7 de Setembro e Morais Sarmento), na semana da agenda pela passagem do Dia da Mulher.

Entre os livros que serão comercializados e expostos, constam:

Autora: Lene Oliveira – técnica da assessoria de comunicação da UFOPA – Doutora Universidade Fernando Pessoa (UFP) e a UFRGS

“O mundo encantado do Catalendas” é resultado da dissertação de mestrado defendida pela jornalista e pesquisadora Jorgelene Santos, em 2008, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – área de concentração Antropologia Social – do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Pará.  A obra foi editada e produzida pela Imprensa Oficial do Estado (IOE).

 

Autora: Gisele Alves – Gestão Pública

Pós-desenvolvimento e Bem Viver na Amazônia: aspectos teóricos e perspectivas aplicadas é fruto de um trabalho colaborativo entre docentes e discentes da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, que nasceu a partir das atividades do grupo de pesquisa CADES – Críticas e Alternativas ao Desenvolvimento na Amazônia, criado em 2017. O grupo nasceu com o objetivo de estudar, descrever e analisar as práticas sociais comunitárias vivenciadas na Amazônia, em específico na região Oeste do estado do Pará, sob a lente teórica do pós-desenvolvimento, e sob a perspectiva prática das experiências de Bem Viver ao redor do mundo; registrando práticas sociais de comunidades que possuem formas alternativas de organização da vida social, distantes dos ditames do desenvolvimento hegemônico.

Autora: Raimunda Monteiro – docente do curso de Gestão Pública cedida ao governo federal, ex reitora.

“Amazônia: espaço-estoque, a negação da vida e esperanças teimosas”. A obra trata do modelo de integração da Amazônia ao Brasil e ao mundo, e das consequências para os seus povos, no contexto dos 50 anos de construção da Rodovia Transamazônica. Exploração, ocupação desordenada, violência contra os povos, devastação e destruição ambiental ocupam muitas das páginas, que abrem espaço também para falar de esperança. O livro é o resultado no âmbito de estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra.

Autores/organizadores: Anselmo Alencar Colares e Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

“A Pérola do Tapajós em Verso e Prosa” a publicação é uma homenagem à cidade de Santarém, reúne trabalhos em diferentes formatos cujo enfoque é a Pérola do Tapajós. Os professores organizadores são do  Instituto de Ciências da Educação (Iced).

Autores: Florencio Vaz e Luciana Carvalho – docentes do curso de Antropologia

 “Isso tudo é encantado: Histórias, Memórias e Conhecimentos dos Povos Amazônicos”.  Produzida pelo projeto de extensão “Hora do Xibé”, vinculado ao Núcleo Sacaca, a publicação reúne relatos feitos por indígenas e moradores de comunidades tradicionais da região sobre suas crenças e suas culturas.

Autor: Márcio Benassuly – docente do curso de Gestão Pública

“Santarém: dinâmicas da ocupação e uso do território (1542 - 2020). Editora CRV, Curitiba, 2021”. A publicação é abordado as dinâmicas da ocupação e uso do território em Santarém, estado do Pará no período entre 1542 - 2020, o que é justificado por ser 1542 a data do primeiro relato de contato entre europeus e os índios Tupaius em território santareno, a pesquisa de tem como marco temporal final o ano de 2020. A obra está estruturada em sete capítulos.

Cristovam Sena, editor e mantenedor do Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS)

"Tupaiulândia" - Paulo Rodrigues dos Santos é uma das principais obras que contam a história do município fundado em junho de 1661, pelo padre jesuíta de Luxemburgo, João Felipe Bettendorff. Publicado originalmente em 1972, ganhou outras edições em 1974 e 1999. Foi o resultado de mais de 40 anos de anotações e pesquisas do escritor Paulo Rodrigues dos Santos, falecido ainda nos anos  70, mas que deixou um profundo legado para a memória e cultura local.

Autor - Rogerio Almeida – docente do curso de Gestão Pública

“A Destruição da Amazônia pela besta fera do capital e outros cordéis”, do dirigente sindical e ambientalista Francisco Valter Pinheiro Gomes, o Ceará do Pará é o segundo livro do projeto de extensão Luta pela terra na Amazônia.  Coordenado pelo coordenador pelo Rogerio Almeida, teve  a contribuição das extensionistas Glenda Flávia Guimarães Cunha, Luana Vitória de Sousa Brito, Bianca Emanuelle Bezerra da Silva e Yasmin de Souza Corrêa em dialogo com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Marabá e docentes da Faculdade de Educação do Campo da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará).

“Crônicas sobre o trecho”.   70 crônicas reunidas ao longo de várias jornadas em diferentes regiões do estado do Pará e vizinhança dão corpo ao livro.  As anotações encarnam uma espécie de diário de bordo. Em períodos curtos e urgentes, assim como a maioria dos parágrafos, os escritos são registros telegráficos, como se o escriba estivesse em fuga. Em suas errâncias (flanêur), Almeida manifesta o zelo pela arte da escuta e da observação.

 

Maiores informações

Rogerio Almeida (93) 99228 1379

Rita Peloso -93 99122 6622

Márcio Benassuly - 91 982111961