sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Professor lança livro em ocupação da UFOPA


Obra trata sobre políticas de desenvolvimento na Amazônia  




20 trabalhos dão corpo ao livro Pororoca pequena: marolinhas sobre a(s) Amazônia (s) de Cá, a ser lançado na tarde do dia 21, segunda feira, às 17, na ocupação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Os ensaios, artigos científicos e jornalísticos, reportagens e entrevistas estão divididos em quatro seções: a) Estado e os grandes projetos, b) Araguaia-Tocantins- território em disputa, c) Belém- a cidade e d) entrevistas com dirigentes sindicais e populares, assessores e uma com o jornalista Lúcio Flávio Pinto, que assina a orelha da obra.  

O livro assinado pelo jornalista e professor da UFOPA, Rogério Almeida tem o patrocínio do Bando da Amazônia. Na época o projeto da obra concorreu com outros 862 de toda região, e foi classificado entre os 37 da seção de cultura. O autor é mestre pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA\UFPA), onde teve pesquisa laureada com o Prêmio NAEA\2008.

O material compreende produções realizadas entre os anos de 2003 a 2009. A revista paulista Caros Amigos, o Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (LPP/UERJ), a Revista Democracia Viva do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE/RJ), Revista Estudos Avançados da USP, os sites da rede Fórum Carajás e Ecodebate foram alguns dos espaços que ajudaram na publicização do material.

As dinâmicas econômicas, sociais e políticas da Amazônia estão no centro da preocupação do trabalho. A ênfase recai sobre a disputa por territórios, os grandes projetos e os seus desdobramentos. O professor da UFPa Jean Hébette, - falecido na semana passada - reconhecida autoridade intelectual em temáticas amazônicas assina o prefácio. Ele sublinha que “a linguagem do livro flui, escapando ao formato acadêmico, e que o mesmo constitui uma fonte preciosa de dados, coletados em fontes confiáveis”.

O blog do autor (FURO) abrigou alguns produtos, além da Revista Sem Terra. Tem-se ainda a publicação de material em encontros nacionais de pesquisadores, a exemplo do 3º Encontro da Rede de Estudos Rurais, ocorrido em Campina Grande, Paraíba, em setembro de 2008. O artigo apresentado aborda os 20 anos de luta pela terra na região do Araguaia-Tocantins. Almeida produz conteúdos sobre a região há quase duas décadas.

As realidades dos mundos rurais dão corpo ao projeto. A exceção é o capítulo dedicado à cidade de Belém. Duas reportagens pontuam nuances da metrópole. O primeiro trata da militância cultural centrada na música, a partir do grupo Coletivo Rádio Cipó. A trupe nascida no bairro da Pedreira, conhecida zona boêmia. Dona Onete e mestre Laurentino, como reza o clichê, são as estrelas da companhia. O segundo recupera fragmentos dos 120 anos do Bosque Rodrigues Alves, um naco de floresta em meio à cidade.

O Baixo Amazonas aparece em na obra com a artigos sobre mineração e geração de energia, além de entrevistas com dirigentes populares da região. Pororoca Pequena é a terceira obra autoral do autor, que tem integrado equipes em edições de livros e revistas que tratam de temáticas amazônicas.  Atualmente o coordenador do Curso de Gestão Pública trabalha na edição da série em três volumes Arenas Amazônicas.  Um diálogo sobre Grandes Projetos na Amazônia, que tem como convidado o comunicador, escritor e padre Edilberto Sena, que também apresentará obras de sua autoria.  O lançamento do livro é um ato de apoio à ocupação dos estudantes.
Serviço
Lançamento do livro Pororoca pequena – marolinhas sobre a (s) Amazônia (s) de Cá.
E debate sobre Grandes Projetos na Amazônia com a participação do Edilberto Sena
Ocupação da UFOPA, Unidade Amazônia
Dia 21 de novembro
Hora: 17h
Páginas – 212
Preço – R$20,00