sábado, 24 de janeiro de 2009

CVRD e Golder Associates multadas por coletarem animais silvestres sem consentimento do ICMBio

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Golder Associates Brasil Consultoria e Projetos Ltda. foram multadas em R$ 3,3 milhões pelos fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio). A multa foi aplicada na sexta-feira (16), depois que a equipe gestora da Floresta Nacional de Carajás analisou o material entregue em resposta a duas notificações encaminhadas às duas empresas em outubro do ano passado, pedindo explicações sobre a coleta de animais silvestre no interior da unidade de conservação

FSM: MAB realiza debate no dia 30

Na próxima semana, durante diversos espaços do Fórum Social Mundial (FSM), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estará debatendo o tema da soberania energética como direito dos povos, os problemas sociais e ambientais causados pela construção de barragens na Amazônia e os reais interessados nessas obras. “No painel Em defesa da Amazônia e pela soberania energética dos povos estaremos propondo a ampliação de um debate que deve tornar-se cotidiano nos movimentos sociais em específico, e na sociedade em geral. Entendemos que a soberania energética pressupõe mudanças nos atuais padrões de consumo de energia e na estrutura do setor elétrico brasileiro”, disse José Josivaldo Alves de Oliveira, da coordenação nacional do MAB.

Além disso, o painel quer polemizar a construção de grandes obras de infra estrutura, como as usinas hidrelétricas do Rio Madeira, Tucuruí (PA) e Samuel (RO) que, além de causarem problemas ambientais cujo exemplo é Balbina (AM) - considerada um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil -, priorizam o abastecimento das indústrias eletrointensivas ao invés de gerarem energia ao povo brasileiro. “Milhares de atingidos pela barragem de Tucuruí, depois de 20 anos da construção da obra, continuam sem luz elétrica em casa. Isso é uma contradição, pois grande parte da energia produzida ali vai para a Vale e para a estadunidense Alcoa”, diz Josivaldo.
Além deste painel, o MAB participará de outras atividades, entre elas a mesa intitulada “Criminalização dos protestos e movimentos sociais”, cujo debate tem como objetivos des­vendar as diversas modalidades de criminal­ização que se colocam sobre os movimen­tos sociais; fazer uma relação entre estas e outras maneiras de repressão; e pontuar as formas de resistência à essa tendência cada vez mais evidente.
Outras mesas que o MAB participará:
Atividade
Data e horário
Lutas populares nas Bacias hidrográficas do Brasil, por terra, água e territórios
29 de janeiro, 12 h
Local: UFPA Profissional – BP, Sala BP 11
Resistência frente à construção de grandes infra estruturas financiadas por corporações bancárias
29 de janeiro, 8h30min
Local: UFPA Profissional – CP, Sala CP 04
Mecanismos de Impactos de Grande Projetos Financiados pelo Banco Mundial
29 de janeiro, 15h30min
Local: UFRA – Prédio Central Bloco B,B001
Tribunal da Águas - a morte dos rios e suas conseqüências
30 de janeiro, 8h30
Local: UFPA Profissional – LP, Auditório Ary Brandão
Oficina de Monitoramento dos DhESCA no Brasil: seis anos da Experiência das Relatorias Nacionais
30 de janeiro, 8h30min
Local: UFPA Profissional – IP, Sala IP 13
Energia e integração. Reconquistando a Soberania dos povos
30 de janeiro, 15h30min
Local: UFPA Profissional. Sala Hp 6

Assembléias nas usinas hidrelétricas da Amazônia
Desde quarta-feira (21) atingidos por barragens da região amazônica estão mobilizados em assembléias e atos de protesto com o objetivo de denunciar as violações de direitos humanos e os problemas causados pela construção das hidrelétricas. “Queremos que o assunto seja pautado dentro do FSM e que sensibilize as lideranças internacionais que estarão lá. Precisamos buscar soluções para os problemas causados por essas barragens”, diz a coordenação do MAB.

Contato durante o FSM:
(94) 9136.2422 e (11) 3392.2660

Cidadania na Amazônia


Após anos de impunidade, OEA julga crimes cometidos na Amazônia

Thais Iervolino
Depois de quase 27 anos do assassinato do advogado Gabriel Sales Pimenta e de impunidade por parte do governo Brasileiro, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) - órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), admitiu o caso contra o Estado Brasileiro.

Serra Vermelha

Paulo Melo, poeta, jornalista e ambientalis de São Luís mandou a presente mensagem da campanha pela criação do Parque Serra Vermelha no PI.

Tânia Martins, jornalista e ambientalista do Piauí, uma guerreira que luta há muitos anos pela preservação do meio ambiente naquele estado. Estão querendo transformar uma área ainda bem preservada em carvão para alimentar guserias, inclusive do Maranhão. Vocês poderão colaborar simplesmente enviando um emeio para o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (carlos.minc@mma.gov.br), solicitando a criação do Parque

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

FSM: Xingu Vivo Para Sempre

Rodolfo Salm/UFPA

Participei recentemente de uma reunião muito interessante, preparatória do 9º Fórum Social Mundial, na sede da FVPP (Fundação Viver Produzir e Preservar), em Altamira. Os representantes das populações indígenas, ribeirinhas, extrativistas, dos agricultores e dos movimentos sociais da bacia do rio Xingu pretendem fazer no Fórum uma reedição, ampliada, do encontro Xingu Vivo Para Sempre, realizado aqui em maio do ano passado. E assim, denunciar para o mundo as ameaças ao rio, decorrentes do modelo de desenvolvimento planejado para a região.

Quando o carnaval chegar: Lula vai passar em Estreito

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá visitar o Maranhão em fevereiro. Segundo fontes do Palácio do Planalto, Lula visitaria a Usina Hidrelétrica de Estreito, no Rio Tocantins, na divisa dos estados do Maranhão e do Tocantins. A Vale é das empresas que administra o CESTE. Alcoa, Camargo e Suez completam o escrete das mega-corporações.

Termoelétrica em Barcarena

Sobre a geração de energia na Amazônia Ellen Pessôa, economista, lembra que há ainda o processo de construção de uma termoelétrica no município de Barcarena, Pará, da companhia Vale.
O modelo de geração de energia a partir de termoelétrica é considerado um dos mais agressivos ao meio ambiente.
No município de Barcerna a Vale mantém as empresas Alunorte e Albrás, do setor de produção de alumínio.
As mesmas estão em processo de expansão e necessitam de mais energia.
Além da licença ambiental para a construção da termoelétrica a Vale já conseguiu licença para a edificação de mais um tanque de contenção de rejeitos. O que implica em desmatamento.

Professor protesta contra o FSC

Eu, Leônidas Mendes Filho, professor de história de ensino médio, estudante de direito da UFPA/Parauapebas e educador, que estive presente no Fórum Social em Caracas, Venezuela (janeiro/2006), venho protestar veementemente contra a organização deste Fórum que se prestou a ser vergonhosamente conivente com a “palhaçada” a que decidiram denominar Fórum Social Carajás e, sabe-se lá com quais intenções e sob quais condições, emprestaram o nome do evento pelo qual tantos lutaram para consolidar para que a Prefeitura Municipal de Parauapebas decidisse excluir o povo do evento, visto que o tal “organizador” entendeu permitir apenas a participação de “convidados” (a “elite econômica” de Parauapebas), com um custo total de R$ 500 mil (falei quinhentos mil reais), para, ao invés de debatermos os problemas que afligem nosso povo nessa era de crise econômica globalizada e quando muitos são simplesmente excluídos do direito elementar a “comer”, irão passear...

Só falta agora o FSM aceitar o patrocínio da VALE.Sentindo-me profundamente envergonhado.

Espero ao menos que a organização do FSM não se negue a ler meu protesto.

O que, aliás, não me surpreenderia...

Sem mais para o momento, mas sempre de olho
Leo Mendes Filho

Hidrelétricas no Tapajós

"acabo de ler o Blog e vejo que falas das lutas contra as hidrelétricas e não falas das lutas apenas inciadas contra a famigerada hidrelétrica de São Luiz do Tapajós. Se interessar publica essa":

No 12 de janeiro houve um dia de estudos na cidade de Itaituba sobre o plano do governo Lula de construir 5 hidrelétricas na bacia do rio Tapajós, sendo a amior delas em São Luiz do tapajós, loco acima da cidade de Itaituba. Promovido o estudo pelo Sindicato de trabalhadoras e trabalhadores rurais de Itaituba e o grupo da BR 163 sustentável, participárma umas 70 pessoas de várias comunidades e da cidade. As informações foram dadas em data show por dois membros da Frente em Defesa da Amazônia, os irmãos Enoy e Edilberto Sena.

O dia de estudo chamou a atenção por duas coisas: primeiro a quase completa desinformação que existe na sociedade regional sobre os planos do governo, mesmo que a Eletronorte já esteja há mais de 3 anos fazendo estudos na área; a outra é o interesse demonstrado pelos participantes em compreender os detalhes da desgraça que vem chegando sobre a região se a famigerada hidrelétrica for construída. Energia limpa, de fala o presidente da República, sem dizer que ela poderá ser limpa lá na ponta, nos maquinários da ALCOA, da Rio Tinto e outras grandes empresas mineradoras, mas na fonte, lá no grande e belo rio tapajós será suja, poluente e de genocídio cultural. Isto porque, como acontece em Tucuruí e todas as barragens, as populações ribeirnhas são tartadas como gado que se transporta de um lugar para outro, ignorando> os valores culturais, os hábitos das famílias que viviam da pesca, da canoa e da mata e recebem presentes de casas "bem cosntruídas" nas> periferias das cidades.

O encontro de Itaituba foi o priemiro passo de tomada de consciência das populações que serão as mais atingidas pelas barragens. Outros dias de estudos serão realizados nas comunidades do alto tapajós, inclusive entre os povos munducurcus que também serão atingidos.

Os membros da Frente em defesa da Amazônia, um movimento popular de Santarém pretendem espalhar as informações também nas comunidades ao logo do rio Tapajós até em Santarém, que tmabém será atingida pela violação do ecosssistema do grande rio Tapajós

Edilberto Sena- Rádio Educadora de Santarém

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Economia: Parauapebas é o oitavo município do ranking nacional

Parauapebas, município no sudeste do Pará que abriga a maior província mineral do mundo, ocupou oitavo lugar no ranking nacional de exportações com US$ 3,836 bilhões.
A informação é do setor de comério exterior do Ministério de Desnvolvimento. Isso significa que a população segue mais pobre e a Vale mais rica.
E o cardeal da companhia ainda sugeriu maior precarização dos direitos dos trabalhadores.

25 anos da hidrelétrica de Tucuruí: atingidos realizam assembléia

Lago de Tucuruí/PA
A construção de grandes hidrelétricas constitui um dos eixos de integração para a Amazônia. Obras como a o Complexo do Madeira, em Rondônia; UHE de Estreito, na fronteira do Maranhão com o Tocantins; Complexo de Belo no Monte, Pará são alguns exemplos.

As obras citadas aglutinam num extremo os interesses de grandes corporações nacionais e internacionais, e na outra ponta: indígenas, ribeirinhos, camponeses, extrativistas, quilombolas e outras denominações de populações consideradas tradicionais.

A lógica se insere numa economia considerada extrativa, onde as mazelas são socializadas no local e ou louros são capitalizados em outras bandas.
O principal financiador dessas obras é a sociedade brasileira através dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Por isso o Movimento de Atingidos por Barragens (MAB) realiza uma assembléia no próximo dia 26, no município de Tucuruí, sudeste do Pará. A intenção é reunir mais de mil atingidos pela barragem de Tucuruí, a maior originalmente nacional.


A mesma foi erguida há 25 anos para fornecer energia subsidiada para empresas de produção de alumínio no Pará, Alunorte e Albrás, do grupo Vale e Alumar, no Maranhão, da americana Alcoa.
A produção de gás metano por conta das árvores que não foram retiradas para a configuração do lago é um dos danos ambientais. Duas eclusas estão sendo construídas em Tucuruí e visam tornar o rio Tocantins navegável.

Entre as reinvidicações os atingidos desejam a :a) construção de oito escolas nas regiões das ilhas, incluindo transportes, b) Regularização fundiária das ilhas do lago da UHE Tucuruí e c)Construção de sete postos de saúde nas ilhas com programas específicos nas áreas de endemias, (malária, febre amarela e dengue).
Complexo do Madeira- a população atingida realizou ontem e no dia hoje assembléia. Ela busca alcançar o reassentamento, ponto considerado delicado na imbricada negociação.
Campanha da Amazônia- O MAB encontra-se mobilizado numa campanha contra a construção de barragens nos rios da Amazônia, o que considera a privatização dos recursos hídricos.
As barragens já expulsaram em todo Brasil mais de um milhão de pessoas e provocu incontáveis danos sociais e ambientais.

FSM: haverá mais mobilizaçoes?

O setor da saúde do município foi o primeiro a entrar em greve às vésperas do FSM.
É uma oportunidade de pressionar o dirigente para que o mesmo seja célere, já que existe uma presença significa da mídia.

Outras mobilizações devem ocorrer. Pessoas aprovadas em concursos públicos promovidos pelo estado e que ainda não foram chamadas estão em fase de mobilização.

Município: servidores da saúde entram em greve

Os servidores da saúde estão paralisados desde a manhã de hoje. Eles protestam contra as péssimas condições de trabalhos nas unidades de saúde administradas pelo município.

Das 10 ambulâncias apenas quatro estão funcionando. Os diretores do sindicato na manhã de hoje informaram: a precariedade marca a rotina nas unidades.

Falta de tudo: material de expediente, limpeza, medicamentos e gaze, indignou-se um dirigente sindical em entrevista.

Em dias recentes o prefeito, Duciomar Costa, vulgo Dudu (PTB), ameaçou lipoaspirar as gratificações dos servidores da secretaria. O que provocaria a perda de 70% nos salários dos servidores.

O motivo foi o bloqueio de 40 milhões pela justiça.

Campus da UFPA de Marabá, sob nova direção

Thiago Cruz, estudante de Ciências Sociais do Campi da UFPA de Marabá, informa que o resultado das eleições para a coordenação da UFPA acaba de sair.

A Dra Hildete dos Anjos, pedagoga e o vice, o mestre em Planejamento (NAEA/UFPA), Fernando Michelotti, obtiveram 778 votos, contra 368 da chapa rival.

O Campus de Marabá vivia uma espécie de intervenção desde o início da década. A Dra. Hildete já havia sido candidata em outra eleição.

Os professores assumem a direção de campi numa região considerada estratégica para o desenvolvimento do estado.

Uma delicada latitude marcada pela presença de inúmeras redes sociais, econômicas e políticas, onde o Campi não se encontra imune das disputas das mesmas. Axé para vocês.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Sportv na trilha de Carajás

O futebol como forma de socialização na comunidade vai ser a pauta de uma equipe de reportagem da Sportv.
A matéria vai ser realizada também no PA 17 de Abril.
Trocate/MST esclarece que um campeonato pela passagem dos 25 anos do MST vai rolar nos gramados do campo do PA.

Artistas estudantes na trilha de Carajás

Trocate da coordenação do MST informa que uma trupe de 34 artistas estudantes da USP realiza espetáculo no Projeto de Assentamento 17 de Abril, no município de Eldorado do Carajás no próximo dia 24.

No dia seguinte a comitiva ocupa a Praça das Missões na mesma cidade.

Para quem não sabe o PA 17 de Abril é uma referência ao Massacre de Eldorado ocorrido em 1996, e registrado em alguns livros, entre eles o de Eric Nepumuceno, agraciado com o 2º lugar do Prêmio Jabuti/2008, categoria livro reportagem.

Fórum Social de Carajás : movimentos sociais mobilizam atenção no mundo

Mobilização de camponeses na década de 1990/Marabá/PA
Na explosiva região de disputa pela terra, Carajás, a sudeste doPará o coletivo Via Campesina realiza com o apoio da Prefeitura de Parauapebas, o Fórum Social de Carajás (FSC). O evento ocorre nos 24, 25 e 26 de janeiro.

A organização estima a presença de uma comitiva de 120 pessoas de 37 países. Aleida Guevara, Edis Vielma Sosa e Mônica Baltodano, militantes sociais e intelectuais como: Vandana Shiva e Ernest Wamba integram a comitiva.

BBC, Al Jazeera, El Pais e Le Monde são alguns dos veículos de comunicação internacionais que acompanharão o evento. No campo das artes espera-se a presença de Walter Salles e Douglas Mansur.

A programação FSC inclui seminário, visita à região e noite típica paraense.Além de informar aos cidadãos os problemas vividos na região, o fórum também vai levantar questões para que sejam debatidas no FSM.

O Fórum de Carajás será para o lançamento da pedra fundamental do Instituto Latino-Americano de Agroecologia.

UM POUCO SOBRE A REGIÃO DE CARAJÁS

Assassinatos de dirigentes camponeses, trabalho escravo, devastação da floresta são alguns dos passivos que deram visibilidade internacional à região de Carajás, no sudeste do Pará.

O município de Parauapebas abriga a maior província mineral de ferro no planeta. A mesma foi “descoberta” no fim da década de 1950 pela empresa americana United States Steel, na época a maior siderúrgica no planeta.

Os passivos elencados acima são desdobramentos da ação do Estado na indução da economia na região a partir do que ficou conhecido como grandes projetos. Através de uma política de renúncia fiscal pólos de mineração, madeira e pecuária ganharam forma.

No contexto intricado de redes econômicas, políticas e sociais da região há indígenas, camponeses, garimpeiros, fazendeiros e uma das maiores empresas do setor de mineração do mundo, a Vale.

Todos conspirando pela terra e os recursos nela existentes. Um baita cenário que tem passado por abissais transformações em suas configurações econômicas, políticas, espaciais e sociais desde o Massacre de Eldorado dos Carajás.

A partir dele os camponeses efetivaram uma série de territorializações, que passa pelo reconhecimento de terras ocupadas como projetos de assentamento, escolas, cooperativas e eleição de dirigentes a cargos públicos.
Após o massacre os camponeses chegaram a agrupar até 10 mil pessoas no pátio do INCRA por cerca de 30 dias num sistema de rodízio.
A efervescência da região mobiliza inquietações das mais variadas linhas de pesquisa.
Numa página antiga sobre o Bico do Papagaio, norte do Tocantins, sul do Pará e oeste do Maranhão podem ser coletadas mais informações sobre a região.

TSE marca novas eleições para prefeito em 14 municípios

Santarém/PA ficou de fora da rodada
Brasília - As eleições suplementares para prefeito e vice já estão marcadas em 14 municípios que tiveram o pleito de 2008 anulado. Nesses municípios, os candidatos eleitos com mais de 50% dos votos válidos tiveram seus registros de candidatura indeferidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dalcídio Jurandir: seminário debate um dos principais autores paraenses


Mais que recomendável
A Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) realiza no próximo 23 de janeiro, às 17h, o seminário “Dalcídio Jurandir: Literatura e História ” em homenagem ao escritor símbolo da Ilha do Marajó cujo centenário de nascimento foi comemorado no último dia 10 de Janeiro. O evento ocorrerá no auditório “Eduardo Lauande”, da EGPA e reunirá historiadores e artistas paraenses. No encerramento será apresentado um show da escola de samba “Quem São Eles”, que neste ano homenageia o escritor.

FSM: Acampamento da juventude

Foto: Zeca Baronio

Diego Santos
Janeiro, fevereiro, verão, férias. Palavras que não saem da cabeça de milhares de jovens de todo o Brasil e do mundo, que aproveitam esse período para conhecer novos lugares em busca de diversão e descanso. De 27 de janeiro a 1º de fevereiro, porém, mais de 20 mil jovens são esperados(as) em um acampamento bem diferente, o Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ), que será realizado durante a 9ª edição do Fórum Social Mundial em Belém do Pará, norte do Brasil.

Pulsar Brasil e Fórum de Rádios no FSM


As rádios comunitárias e livres do Brasil e demais países da América Latina terão material ao vivo, escrito e gravado diretamente do Fórum Social Mundial.O evento, que vai de 27 de janeiro e 1 de fevereiro, terá uma cobertura especial da Agência Pulsar em dois idiomas, português e espanhol.


O Fórum Mundial de Mídia Livre que começa no dia 26, tambén fará parte desta cobertura. Para ter acesso a esta cobertura, as rádios devem acessar o seguinte endereço: http://www.agenciapulsar.org/coberturas_det2.php?id=51

Além disso, a Pulsar vai participar de um projeto internacional de cobertura radiofônica chamado Fórum de Rádios.

No Fórum de Rádios, vamos produzir programas ao vivo diariamente, e outros radioapaixonad@s também vão publicar livremente seu material.
Para reproduzir estes programas em sua rádio, basta acessar o endereço http://www.foroderadios.org/

Além disso, as notícias diárias e o Panorama do Dia continuam, e também vão estar voltados para o Fórum Social Mundial.

Assim, as rádios comunitárias estarão totalmente integradas ao processo do Fórum e terão um enfoque alternativo e popular do que acontece em Belém.
ENVIADO POR ANTONIO MARQUES-GORDO

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

E por falar em mídia...Serra e a demissão de Nassif

É bom ficar esperto. Está em curso uma ardilosa orquestração na mídia de blindagem do tucano José Serra, governador de São Paulo e candidato do bloco neoliberal-conservador à sucessão do presidente Lula em 2010. mais nova vítima da "operação-Serra" é o jornalista Luis Nassif.

Comunicação- os ativistas estão chegando



Tradicional ponto de partida de viagens e excursões de grande porte, o restaurante Recanto do Picuí será o marco zero de uma jornada muito especial. Nas primeiras horas da manhã do próximo dia 19, um aglomerado de 60 pessoas, em sua maioria jovens, estarão esquentando os tambores (leia-se batucando mesmo, mas também dançando break, ciranda e abastecendo as energias com uma panelada de munguzá) para darem início à Caravana de Comunicação e Juventudes
O Fórum Mundial de Mídia - Às vésperas do Fórum Social Mundial, midialivristas de todo planeta se reúnem para somar forças e discutir a criação de novas formas de comunicação. Para aqueles(as) que praticam e lutam cotidianamente por uma outra comunicação, o momento presente combina a ampliação de oportunidades com o acirramento das desigualdades
Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) realiza duas oficinas no FSM. Gianotti, autor de inúmeros livros sobre a temática de comunicação sindical e a jornalista Cláudio Santiago são considerados timoneiros da nau NPC.
Uma oficina se inquieta sobre a criminalização da pobreza na mídia. A outra sobre a comunicação sindical: antes, durante e depois da crise.
O NPC anima há 14 anos um encontro de comunicação do campo da esquerda mais interessante do país.

A mobilização de escala nacional tem ocorrido no mês de novembro, no Rio de Janeiro.

O derradeiro contou com a presença Ignácio Ramonet, do Le Monde Diplomatique.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

FSM:participação indígena será a maior da história

Foto:Rosa Rocha - Povo kaapo-PA

Em 2009 a mobilização indígena será a maior da história do Fórum Social Mundial. Belém será o destino de cerca de 3 mil índios e índias de todo o mundo que irão debater sobre a realidade dos indigenas do mundo e pedir apoio de toda humanidade para lançar uma campanha em defesa do planeta.


Cerca de 27% do território amazônico, formado pelos nove países da Pan Amazônia, é ocupado por terras indígenas e 10% de toda a população da América Latina, o equivalente a 44 milhões de pessoas, é composta por 522 povos tradicionais de diferentes etnias.

São crianças e adultos protagonistas de uma luta de resistência e que sofrem perdas irreversíveis provocadas pelo capitalismo neoliberal predatório, impulsionado pela expansão das atividades de empresas multinacionais - mineradoras, petrolíferas, hidrelétricas, madeireiras, sojeiras, entre outras - , sobre as reservas indígenas.

Essa realidade, assim com a campanha mundial em defesa do planeta, está na agenda dos indígenas durante a 9a edição do Fórum Social Mundial, que será realizado de 27 de janeiro a 1º fevereiro, na Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém, Pará, Brasil.
FONTE: Boletim do FSM

Justiça nos Trilhos e a siderurgia na Amazônia Oriental





A siderurgia é uma das atividades lincadas com o extrativismo do minério de ferro da Vale na região de Carajás.

É a empresa que fornece a matéria prima para o pólo de gusa com sede em Açailândia, oeste do Maranhão e Marabá, sudeste do Pará.
O carvão vegetal produzido nas carvoarias, além da destruição da mata nativa agrega mão de obra escrava. A atividade é uma das partes da cadeia do ferro gusa na região.
O dr. Marcelo Carneiro (UFMA), um dos debatedores do seminário promovido pelo Justiça Nos Trilhos no FSM, que ocorre no dia 28 às 14h na UFRA, produziu um artigo que reflete sobre as formas de legitimação das empresas de siderugia na Amazônia Oriental.

Crise: uma análise



Ficará a impressão de que a crise econômica não é tratada com um plano de conjunto, e menos ainda numa perspectiva preventiva. Tudo ficaria mais claro se metas de emprego, ou de minimização do desemprego, passassem a ser perseguidas pela política econômica. Guilherme C. Delgado analisa.

Mídia Livre- São Luís sedia Laboratório Internacional


No período de 22 a 24 de janeiro será realizado em São Luís o 1º Laboratório Internacional de Mídias Livres. O laboratório antecede os debates sobre mídias livres que vão compor a programação do Fórum Social Mundial, em Belém, no final de janeiro.

FSM: Lula vai se encontrar com presidentes do continente



Chávez (Venezuela), Lugo (Paraguai) e Michele (Chile) devem se encontra com Lula no FSM. 120 mil pessoas são esperadas em Belém entre os dias 27 de janeiro a 01 de fevereiro. A previsão é de 2,6 atividades auto-gestionadas.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Agnelli- Cansei de ser moderno

Coitado do Roger Agnelli. Passou todo esse tempo vendendo a imagem de executivo moderno, lincado no mundo. Mas eis que chega a crise e ele não perde tempo. Mostra sua face obscura e pede “medidas de exceção” contra os trabalhadores, deixando atônito Lula, seu conviva habitual, que chamou a idéia do jerico de AI-6.

Nenhuma novidade. Flexibilizar é com ele mesmo. O grosso da mão de obra que dobra vergalhão na Vale é constituída de terceirizados sem direito algum, submetida a cruel regime de trabalho, descartada sem deixar rasto. Além de buracos em Carajás, que fazem a fortuna da Vale e deixam uma titica no Pará, tem esse buraco negro a ser investigado na vida no big boss e na empresa.

Picadinhas-Palmério Dória- Caros Amigos- edição de janeiro de 2009.