terça-feira, 14 de novembro de 2023

Encruzas Amazônicas, ensaio do professor do Curso de Gestão Pública da UFOPA, recebe menção honrosa em concurso nacional promovido pelo Instituto Moreira Salles.

Para o professor, o reconhecimento pelo trabalho funciona como um elemento motivador para continuar a se indispor com a palavra para além do cânones acadêmicos. 


O professor Rogerio Almeida, do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), assina o ensaio Encruzas Amazônicas, que recebeu a menção honrosa no 6º Concursode Ensaísmo Serrote, promovido pelo Instituto Moreira Salles.

O ensaio versa sobre a condição colonial da Amazônia, bem como as ações de insubordinações forjadas pelos sujeitos colocados em desvantagem nas arenas de disputa em variados campos. O trabalho concorreu com 350 inscritos de todo o país.

Para além de referências acadêmicas, o autor mobilizou prosadores, poetas e filósofos do campo popular do Pará, onde constam Antônio Juraci Siqueira, Ceará do Pará (Francisco Gomes), Expedito Ribeiro, Charles Trocate, criado nas fileiras do MST e atual ativista do Movimento Pela Soberania na Mineração (MAM) e Júlia Iara (MST/MA).

O ensaio resulta da participação do professor em Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA), ocorrido no ano passado em Belém, quando teve que substituir componentes de uma mesa de debate, ausentes por motivo de saúde, ao lado do professor Thomaz Junior (Unesp), Campus Presidente Prudente.

A paulista Fernanda Silva e Sousa, escritora, tradutora e crítica de arte alcançou o primeiro lugar.  

0 comentários: