sábado, 9 de abril de 2016

20 anos do Massacre de Eldorado - a violência permanece

Campones/as dos cinco continentes estarão em Marabá para conferência sobre capital, agronegócio, extrativismo mineral e meio ambiente   


No contexto de crise política, social e ambiental vivenciadas pela sociedade e os recentes acontecimentos em torno a questão agrária e conflitos no campo, como o caso dos sem terras no estado do Paraná, sul do Brasil, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra realiza (MST) em memória e justiça aos mártires da luta pela terra, assassinados na curva do “S” em Eldorado dos Carajás, em 17 de abril de 1996, que se tornou um marco para a luta do/as camponesas/es de todo o mundo serão realizados atividades no estado do Pará e em todo Brasil que marcam a luta pela reforma agrária, a impunidade e denúncia da violência contra os trabalhadores/as rurais.


Violência e Impunidade no campo

No estado do Pará acontecerá o acampamento nacional da juventude sem terra de 10 a 17 de abril e são esperados 500 jovens para celebrar as vítimas de Eldorado e homenagear dentre eles Oziel Alves Pereira, de 17 anos, jovem que foi assassinado na curva do “S” naquele dia 17 de abril de 1996 e se tornou um símbolo para militância sem terra.

Os jovens do acampamento terão palestras sobre violência, situação da juventude no campo, saúde, sexualidade; oficinas de teatro, dança, pintura, percussão, vídeos; visita ao cemitério de Curionópolis onde as vítimas do massacre foram enterrados; além do ato em comemoração aos 18 anos do PRONERA (Programa Nacional de educação na Reforma Agrária).

Será realizado a Conferência Internacional da Reforma Agrária de 13 a 17 de abril em Marabá, o evento organizado pela Vía Campesina e contará com a participação de representantes e lideranças de movimentos camponeses dos cinco continentes do mundo que discutirão temas sobre o projeto do capital, agronegócio, questão mineral, meio ambiente, entre outros. No encontro será lançado o caderno de conflitos no campo organizado pela Comissão Pastoral da Terra.

Além disso, está sendo realizado a semana camponesa na Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) em parceria com o MST com debates para os estudantes e aberto ao público, exibição de vídeos e exposição fotográficas sobre a realidade no campo e dos trabalhadores/as.


Ações Unitárias e em defesa da democracia

Na capital, Belém, será realizado o acampamento com 400 campones/as no centro da cidade com ato de memória as vítimas de Eldorado, audiências com órgãos públicos e ações com outros setores populares em defesa da democracia organizadas em conjunto com a Frente Brasil Popular. 

Também ocorrerá a 1ª Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária em Parceria com a UFPA (Universidade Federal do Pará) nos dias 26 e 27 de abril.
 
 
Mais Informações:
 
(91) - 991390907//98164-7842//982075729

(94) - 991161739//981513895//991760363