sábado, 24 de janeiro de 2009

FSM: MAB realiza debate no dia 30

Na próxima semana, durante diversos espaços do Fórum Social Mundial (FSM), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estará debatendo o tema da soberania energética como direito dos povos, os problemas sociais e ambientais causados pela construção de barragens na Amazônia e os reais interessados nessas obras. “No painel Em defesa da Amazônia e pela soberania energética dos povos estaremos propondo a ampliação de um debate que deve tornar-se cotidiano nos movimentos sociais em específico, e na sociedade em geral. Entendemos que a soberania energética pressupõe mudanças nos atuais padrões de consumo de energia e na estrutura do setor elétrico brasileiro”, disse José Josivaldo Alves de Oliveira, da coordenação nacional do MAB.

Além disso, o painel quer polemizar a construção de grandes obras de infra estrutura, como as usinas hidrelétricas do Rio Madeira, Tucuruí (PA) e Samuel (RO) que, além de causarem problemas ambientais cujo exemplo é Balbina (AM) - considerada um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil -, priorizam o abastecimento das indústrias eletrointensivas ao invés de gerarem energia ao povo brasileiro. “Milhares de atingidos pela barragem de Tucuruí, depois de 20 anos da construção da obra, continuam sem luz elétrica em casa. Isso é uma contradição, pois grande parte da energia produzida ali vai para a Vale e para a estadunidense Alcoa”, diz Josivaldo.
Além deste painel, o MAB participará de outras atividades, entre elas a mesa intitulada “Criminalização dos protestos e movimentos sociais”, cujo debate tem como objetivos des­vendar as diversas modalidades de criminal­ização que se colocam sobre os movimen­tos sociais; fazer uma relação entre estas e outras maneiras de repressão; e pontuar as formas de resistência à essa tendência cada vez mais evidente.
Outras mesas que o MAB participará:
Atividade
Data e horário
Lutas populares nas Bacias hidrográficas do Brasil, por terra, água e territórios
29 de janeiro, 12 h
Local: UFPA Profissional – BP, Sala BP 11
Resistência frente à construção de grandes infra estruturas financiadas por corporações bancárias
29 de janeiro, 8h30min
Local: UFPA Profissional – CP, Sala CP 04
Mecanismos de Impactos de Grande Projetos Financiados pelo Banco Mundial
29 de janeiro, 15h30min
Local: UFRA – Prédio Central Bloco B,B001
Tribunal da Águas - a morte dos rios e suas conseqüências
30 de janeiro, 8h30
Local: UFPA Profissional – LP, Auditório Ary Brandão
Oficina de Monitoramento dos DhESCA no Brasil: seis anos da Experiência das Relatorias Nacionais
30 de janeiro, 8h30min
Local: UFPA Profissional – IP, Sala IP 13
Energia e integração. Reconquistando a Soberania dos povos
30 de janeiro, 15h30min
Local: UFPA Profissional. Sala Hp 6

Assembléias nas usinas hidrelétricas da Amazônia
Desde quarta-feira (21) atingidos por barragens da região amazônica estão mobilizados em assembléias e atos de protesto com o objetivo de denunciar as violações de direitos humanos e os problemas causados pela construção das hidrelétricas. “Queremos que o assunto seja pautado dentro do FSM e que sensibilize as lideranças internacionais que estarão lá. Precisamos buscar soluções para os problemas causados por essas barragens”, diz a coordenação do MAB.

Contato durante o FSM:
(94) 9136.2422 e (11) 3392.2660

0 comentários: