sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Fazenda de irmão do prefeito Senador José Porfírio já foi autuada por trabalho escravo




O prefeito Dirceu Biancardi (PSDB) ganhou notoriedade por ter protagonizado invasão à UFPA, e incitado um grupo que defendia a mineradora canadense Belo Sun.


13 pessoas foram libertas da Fazenda Pentecal, na cidade de Medicilândia, no dia 11 de janeiro, de 2005, atesta relatório do Ministério do Trabalho. A cidade é uma referência ao ditador Médici, que presidiu o país entre 1969 a 1974.

A fazenda consta no nome de José Biancardi, irmão Dirceu, prefeito do município Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará, região do Xingu.

O prefeito Dirceu Biancardi ganhou notoriedade por ter protagonizado invasão à UFPA, e incitado um grupo que defendia a mineradora canadense Belo Sun. A empresa deseja explorar ouro na região, que foi fortemente afetada pela construção da hidrelétrica de Belo Monte.

Denúncias de pesquisadores o acusam de cárcere privado, junto com o deputado estadual Fernando Coimbra (PSD). O parlamentar e o prefeito impediram que um relatório de pesquisa fosse apresentado num auditório da UFPA, na tarde do dia 29 de novembro. 

O evento denominado de as Veias Abertas da Volta do Xingu era coordenado pela reconhecida pesquisadora Rosa Acevedo Marin.


O fato engrossa o caldo da onda de intolerância que tem nublado o país, que vai do campo das artes, raça à política.

Ao longo dos anos o estado do Pará alterna a liderança com o vizinho Mato Grosso em número de trabalhadores escravizados. A prática é um dos passivos no longo rosário das políticas de integraçao dos anos 1960.  

0 comentários: