terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Malaquias, vereador do PL de Santarém, ganha visibilidade nacional pelo vasto repertório de intolerância aos indígenas do Baixo Amazonas

O vereador Malaquias (PL), de Santarém, Pará, conseguiu a proeza de alcançar  visibilidade nacional. O motivo nada nobre foi mais um gesto de racismo e intolerância contra os povos indígenas da região, ao quase atropelar indígenas que acampam no pátio do porto da Cargill. 

A tentativa em romper a barricada que desembocou em quase atropelamento, sucedeu na noite do dia 05. O edil possui notoriedade local  por suas intervenções racistas contra os povos indígenas da região no Legislativo.  O ato foi registrado e postado em várias redes sociais. 

Por essas e outras, Malaquias chamou a atenção do renomado site Repórter Brasil. O jornalista Daniel Camargos assina a matéria. 

O VEREADOR Malaquias José Mottin (PL) virou alvo de um pedido de impeachment na Câmara Municipal de Santarém (PA), quatro dias após avançar com um Chevrolet Camaro conversível contra uma manifestação indígena. O pedido foi protocolado nesta segunda-feira (9) pelo Cita (Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns), que representa 14 povos do Baixo Tapajós.


O documento recebeu a assinatura de oito dos 23 vereadores. Para a abertura do processo de cassação são necessários 12 votos, e a eventual perda do mandato exige o apoio de ao menos 16 parlamentares. Leia a íntegra AQUI

0 comentários: