quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Pará:Viagem ao mundo dos índios Zo’é - deu no Le Monde Diplomatique Brasil



Os índios Zo’é vivem no Baixo Amazonas, numa fronteira em que a exploração mineral e a monocultura de grãos ativada pela Cargil ameaçam a população indígena, ribeirinhos e agricultores. A região também registra remanescentes de quilombos.

A Vale e a Alcoa exploram bauxita, matéria prima para a produção de alumínio. Além das frentes da expansão das monoculturas e da mineração, para a região o governo federal agenda um pacote de hidrelétricas. Como se nota, todas as atividades são do setor primário, intensa no uso dos recursos da natureza. É a Amazônia extrativa, desde muito tempo.

O povo Zo’é é considerado isolado. Foi contatado somente em 1987, conta Beth Mindlin. Índios e índias podem ter mais de um par. Eles escaparam ao fundamentalismo evangélico e buscam com a cooperação de indigenistas a manutenção de sua cultura. Mauro Leonel recupera em artigo o contexto da região em que vivem os Zo’é. Aos interessados os artigos foram publicados na edição de novembro do Le Monde Diplomatique Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

No fluir do furo, deslize nas páginas do www.amazoe.org.br, mantida pela associação AMAZOÉ, time de indigenistas e profissionais que prestam suporte voluntário a esse povo indígena maravilhoso.Informações, reflexões, fotos e mais...confira!

rogerio almeida disse...

Olá Rosa
grato pela indicação
visitarei a página

abraço
Rogério