sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

2008- resumo sobre a Amazônia

Dados divulgados durante o ano de 2008 colocam o estado do Pará como campeão de queimadas, líder em casos de malária na Amazônia e região onde se concentrou o maior número de trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Além disso, o Pará apresentou os maiores problemas com grilagem de terras, além de ter disputado com Mato Grosso o título de campeão do desmatamento.

Com base nestes dados, estado teve poucas razões para comemorar. O Pará em apenas um mês perdeu 54 recém-nascidos, que morreram na unidade hospitalar da Santa Casa de Misericórdia.

Segundo os últimos dados divulgados morreram mais de 200 recém-nascidos.

O Estado também foi palco de investigações policiais. Segundo informações da Polícia Federal, Dantas tinha cerca de US$ 800 milhões num fundo de investimentos nas Ilhas Cayman. Para aplicar esse dinheiro no Brasil, o banqueiro teria utilizado a criação de gado para lavar dinheiro.
As informaçoes estão no link http://www.amazonia.org.br/. Além dos dados sobre as chagas que abalam o Pará em particular, o site disponibiliza o resumo sobre os impactos provocados na região sobre as atividades de mineração e pecuária.
Há ainda a polêmica saída da senadora Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente para a entrada do midiático Carlos Minc.
O site não descuidou sobre os enfretamentos travados entre arrozeiros e indígenas em Rondônia, no debate que colocou em xeque a continuidade da reserva Raposa Serra do Sol.
Vale a pena conferir.

0 comentários: