segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Mídia de Esquerda é o tema da 21ª edição do Curso de Comunicação do Núcleo Piratininga/RJ

Gianotti, educador, escritor e ativista pela democratização da mídia é o homenageado


 
A Mídia de Esquerda Contra o Conservadorismo no Brasil é o tema central da 21ª edição do Curso Anual de Comunicação do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, entre 18 a 22, no auditório da Caixa Cultural.
Para debater sobre a economia mundial foram convocados os professores Ricardo Antunes (Unicamp), Luiz Pinguele Rosa (UFRJ) e Eloá dos Santos Cruz. A mesa ocorre na noite, às 19h, do dia 18.
Antes, às 16h, o papo gira em torno dos 50 anos de ditadura e seus reflexos nas ruas, nas escolas e no país, com a colaboração de Milton Pinheiro (Uneb), Sebastião Neto (IIEP), Cecilia Coimbra (Tortura Nunca Mais).
Márcia Tiburi (Mackenzie), José Arbex (PUC\SP), Francisco Fonseca (FGV) e Wladmir Safatle (USP) são os escalados para refletir a mídia conservadora.
 
Eu divido uma mesa que debate jornalista de esquerda como intelectual orgânico com a Debora Casara (Senge\SP) e a Ednúbia Ghisi (Cefúria), na manhã do 21.  Ao todo são 40 debatedores.
 
Desenvolvimento de aplicativos, transmissão ao vivo e mídias digitais para veículos sindicais são algumas das oficinas.
O ex metalúrgico, Vito Gianotti, escritor, educador e ativista pela democratização da mídia, e um dos fundadores do NPC, falecido em julho, é o homenageado do curso.
Sobre a passagem de Gianotti, o professor Ricardo Antunes avaliou “Se foi o militante da oposição sindical, um dos mais intensos; se foi o militante socialista que não gostava das burocracias e que sempre batalhou por um sindicalismo de base e de classe; se foi o militante-historiador do movimento operário que sabia que era possível lutar e refletir sobre as mesmas lutas.  

1 comentários:

Maria Trindade disse...

A programação esta de primeira. Aproveite. Boa discussão.