quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Outra Amazônia - laboratório das biocivilizações do futuro



Ignacy Sachs aportou no Brasil faz muito tempo, O polonês chegou como refugiado de guerra. É economista e sociólogo e um dos formuladores do conceito de desenvolvimento sustentável, considerado uma questão paradoxal por muitos. Como combinar desenvolvimento, intenso em uso dos recursos naturais com sustentabilidade, que pressupõe a eqüidade social e econômica e o uso ponderado dos recursos?

Os sinais de esgotamento do modelo de desenvolvimento, movido a combustíveis fósseis, que ainda rege a economia mundial saltam aos olhos. E em quase toda parte olhos se lançam sobre a grande possibilidade de uma outra matriz no hemisfério Sul.

As amazônias preponderam quando se tratada da farta sócio-biodiversidade e horizontes.Na observação de Sachs, ”A Amazônia tem condições de prestar um duplo serviço à humanidade: ambiental e econômico. É legítimo reivindicar a remuneração dos serviços ambientais prestados pela floresta amazônica mantida em pé a todos os passageiros da nave espacial Terra, inclusive aos brasileiros que vivem fora da Amazônia, idealmente por meio de uma parcela de um imposto universal sobre o carbono emitido [8].”
A integra do artigo que servirá de base para o seminário Outra Amazônia - laboratório das biocivilizações do futuro, que acontecerá em Brasília (12/11 - UnB) e São Paulo (17/11 - Tuca/PUC), pode ser lido no link, http://diplo.uol.com.br/2008-11,a2646.

0 comentários: