quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Frei Henri : 30 anos de militãncia no sul do Pará


O frei Henri Burin des Roziers, dominicano radicado no Brasil desde 1978 somou 79 anos de idade em fevereiro.

O advogado parisiense com tese de doutoramento premiada em Cambridge milita no sul e sudeste do Pará em defesa de camponeses desde 1979.

No fim do ano vai somar 30 anos de Bico do Papagaio (norte do Tocantins, sul do Pará e oeste do Maranhão), região conhecida mundialmente onde mais se matou camponeses nas derradeiras três décadas.

Nascido em família de renomados advogados e embaixadores combateu na África em processos de descolonizações. Em 1968 o frei apoiou operários e estudantes e foi a favor da emancipação da Argélia.

O dominicano atuou no julgamento de Jerônimo Alves do Amorim, fazendeiro que em 1991 mandou matar o sindicalista Expedito Ribeiro de Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Maria.

Frei Henri foi um dos advogados de acusação e conseguiu o feito inédito no país: Jerônimo foi condenado a dezenove anos e seis meses de prisão.

O dominicano coleciona ameaças de morte. Em anos recentes fazendeiros pressionaram o bispo local solicitando a remoção do dominicano. Pedido que não foi aceito.

Em 2001 a jornalista Bernardete Toneto publicou a biografia do advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que milita em Xinguara, sul do Pará, palco de inúmeras chacinas de camponeses ainda impunes.

0 comentários: