sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Direitos indígenas: Fórum dos Povos Indígenas do Pará realiza seminário em Belém


Jecinaldo Sateré Mawé, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB). Gedeão Arapyú, do Fórum dos Povos Indígenas do Pará (FPIPA), Sheila Juruna, e Tibúrcio Tembé, ambos da FPIPA são alguns dos indígenas que protagonizarão o seminário sobre direito indígena, a ser realizado no dia 04 de março no auditório do Banco da Amazônia (BASA), em Belém.

A iniciativa é do FPIPA e chama a atenção por escapar de datas comemorativas. Estado democrático, movimentos sociais e controle social; a construção da lei indigenista e a participação dos povos indígenas e a questão indígena no Pará são algumas das mesas darão vida ao seminário.

O procurador da República Felício Pontes, a professora Jane Beltrão e a representante Mônica Santos irão colaborar no debate. Os povos indígenas e outros denominados tradicionais ocupam o centro do debate quando o assunto são as obras de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os mesmos sofrem pressão sobre os seus territórios de garimpeiros, grileiros de terras, empresas mineradoras, construtores de barragens e de empresas de monocultivos, em particular a soja.
Relatório do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), lançado em 2006, traça um diagnóstico das violências contra indígenas ocorridas no Brasil entre 2003 a 2005.

0 comentários: