sábado, 7 de agosto de 2010

Alter do chão: um aquífero de 84 quadrilhões de litros de água. Entrevista especial com André Montenegro Duarte Há cerca de 50 anos se tem conhe

Há cerca de 50 anos se tem conhecimento da existência do Aquífero Alter do chão. No entanto, a partir da sua tese, o professor André Montenegro Duarte descobriu que este reservatório tem, aproximadamente, 84 quadrilhões de litros de água, duas vezes o volume do Aquífero Guarani, no sul do Brasil. Na entrevista que concedeu, por telefone, à IHU On-Line, Duarte aponta as diferenças entre esses dois reservatórios: “O Guarani está localizado numa região mais cristalina, uma área mais rochosa, por isso a água fica armazenada mais nas fraturas, embora lá também existam depósitos de água nos pacotes sedimentares. Já o Alter do Chão é todo sedimentar, ou seja, é uma área muito grande, onde a porosidade é muito maior e, consequentemente, o volume de água também”, explicou. Leia mais no IHU

''Lutamos há 30 anos contra essa monstruosidade'', afirma Dom Erwin Kräutler sobre Belo Monte

Dom Erwin Kräutler chegou "moço" ao Brasil, como ele mesmo disse, aos 26 anos. E mesmo depois de mais de 40 anos em solo brasileiro, ele demonstra com muita energia a sua mocidade.

Foi isso que os participantes de sua palestra "Belo Monte, impactos socioambientais", parte do evento Amazônia em Debate, organizado do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e parceiros, realizada na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, na Unisinos, em São Leopoldo, puderam perceber. Leia mais no IHU

Crumb diz que retrato dos Estados Unidos não seria agradável se mostrado em seus quadrinhos

Se os Estados Unidos fossem hoje um personagem dos quadrinhos de Robert Crumb, o cartunista garante que a ilustração não teria uma aspecto muito agradável. A declaração foi feita durante a 8ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Leia mais na EBC

OAB repudia decisão do TRE sobre deferimento de candidaturas






A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Pará lamenta veementemente a decisão tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE/PA, que deferiu o pedido de algumas candidaturas emblemáticas impugnadas pelo Ministério Público Eleitoral, com base na lei da Ficha Limpa. Leia mais na OAB

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Conflito entre siderúrgicas e Vale chega até Assembléia Legislativa do Maranhão


Uma comitiva de metalúrgicos de Açailândia, mototaxistas e agentes de saúde do município ouviu, durante reunião na Assembleia Legislativa, o compromisso de realizar um esforço concentrado para intermediar a sobrevivência das guserias açailandenses ameaçadas de fechar, depois que a multinacional Vale aumentou em 171% o preço cobrado pela tonelada de minério de ferro. Leia mais no Justiça nos Trilhos.


Maria da Penha: mulheres do Pará realizam ato no dia 07 de agosto


Mulheres do Pará realizam grande ato no dia 07 de agosto, em Belém. A ação celebra a passagem do quarto aniversário da Lei Maria da Penha.

O ato se inicia às 08h, no Ver o Peso e encerra por volta das 13h, com um cortejo até o shopping Pátio Belém.

Um debate para erradicar o uso da violência contra as mulheres ocorre 10h, no Teatro Waldemar Henrique.

Um dos casos com relativa visibilidade local foi o assassinato da comerciaria Ana Karina Mattos Guimarães, 29, que estava grávida de nove meses.

A jovem foi assassinada pelo pecuarista Alessandro Camilo Lima, no mês de junho, no município de Parauapebas, sudeste do Pará.

O corpo foi jogado num rio. E nunca foi encontrado.

Eleição: no Pará o clima ainda é frio. E a aliação PMDB/PT ganhou o espaço

Jader Barbalho (PMDB/PA) é o maior cacique político do Pará. Graças a ele o PT alcançou o governo no estado, com a eleição da arquiteta Ana Júlia (PT). A governadora tem um dos maiores índices de rejeição que um chefe do executivo já teve, mais de 50%.


O PMDB de Jader é o partido com maior capilaridade no estado. Administra uma fatia significativa de prefeituras e tem o maior número de vereadores. Além disso, a família Barbalho controla um conglomerado de comunicação que agrupa o jornal Diário do Pará, a TV RBA, e emissoras de rádio AM e FM.


As farpas entre o PMDB e PT soma mais de 12 meses. A legenda de Jader perdeu todos os cargos na administração Ana Júlia, considerada por muitos um desastre desde a posse, quando nomeou serviçais a cargos de confiança.


Uma auditagem que verificou deslizes em pastas administradas pelo PMDB foi o estopim do racha. Ana Gralois, do Valor Econômico, avalia a perda de alianças do PT. Leia mais AQUI


Unb realiza seminário sobre a Amazônia

Terras e territórios na Amazônia: demandas, desafios e perspectivas nomeia o seminário que ocorre entre 09 a 11 de agosto na Universidade de Brasília (Unb). A coordenação do evento é da Unb em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Pará (Ufpa).

Reservas extrativistas, recursos naturais, sub-solo, direito, conhecimento tradicional, quilombolas, terras indígenas, entre outras temáticas norteiam um rosário de mesas. Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEA), Francisco de Assis Costa (UFPA), José Benatti (UFPA), Mary Allegreti , representantes do governo e de movimentos sociais estão entre os debatedores. Veja a programação AQUI

Sol de lascar, eleição e morte no trânsito

Faz um sol de lascar. Máxima de 37º, sensação térmica de 40º ou mais. Subempregados agitam bandeiras de candidatos nas principais vias. A cidade já bastante suja, agora fica mais poluída sonora e visualmente.


O transporte coletivo continua a mesma porcaria e as vias teimam esburacadas. É péssima a sinalização. A educação a cada dia rareia. O busão esmagou um agente da companhia de trânsito. O sinal estava fechado.


O prefeito sumiu faz dias. Existiu um dia? As coligações são as mais esdrúxulas. Quem antes o dedo apontava para os deslizes do desafeto, por conta do pleito, tudo se extingue. Diz-se que o país é democrático, mas, o voto é obrigatório.

TRE do Pará homologa candidatura ficha suja, Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT) são candidatos

Jader Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT) foram os casos considerados mais polêmicos. O placar a favor das candidatura foi de 4 X 2. O TRE do Pará faz par com o do Maranhaão, que azeitou a candidatura de Zequinha Sarney (PV), o filho do homem. Leia mais no TRE

Hidrelétrica de Estreito: populações do sudoeste do MA fazem protesto

O empreendimento da UHE de Estreito pluga o grotão marcado por inúmeras chacinas de camponeses ao resto do mundo através da geração de energia. O empreendimento pertence ao Consorcio Ceste, que aglutina as grandes corporações do quilate da Camargo Corrêa (4.44%), ALCOA (25.49%), Vale (30%) e a belga Suez-Tractebel (40.07%). O custo da obra é estimado em 2.5 bilhões de reais para que Estreito gere 1.087 MW de energia.

O projeto tensiona comunidades indígenas Krahô, Apinajé, no estado do Tocantins, e Gavião e Krikati no Maranhão. Na fronteira há ainda pescadores, extrativistas e camponeses, ladeados por reservas como a Serra das Mesas do lado maranhense e um sítio de árvores fossilizadas no Tocantins. Leia mais sobre o protesto no blog de Josué Moura

Para Magno Cruz


Magno Cruz morrreu no dia 03 de agosto. Era negro, maranhense, militante do movimento negro. Foi um dos principais atores no processo de construção do Centro de Cultura Negra do Maranhão.

Além do movimento negro foi dirigente sindical nos Urbanitários e ativista de rádios comunitárias. O professor Pereira faz uma poética homenagem a Cruz. Axé!

Robison Pereira *


Há dias, que no amangaio – no momento do crepúsculo vespertino - o sol demora a se por; e a lua ligeiramente atrasada surge meio chorosa.

É como o mundo querendo anunciar a perda de um bamba: qual seja, a subida para um outro patamar, de uma das maiores lideranças do novimento negro no Maranhão.

Subiu! Magno José Cruz, para (des)construir as idéias conservadoras, edificar e conquistar mentes e corações dos orixás. Assim como fez ao longo da vida terrena com pretos (as), negros (as) brancos (as), nos Caroçudos, na Sociedade Maranhense de Direitos Humansos, no Sindicato dos Urbanitários, nas Rádios Comunitárias, no Centro de Cultura Negra etc.

A nós!? Azuela – isto é, ordens para bater palmas e animar a festa nos terreiros de origem banto – para o exemplo; para o guião.

* Professor Robison Pereira é sociólogo, especialista em História do Maranhão e mestre em Ciências Sociais

FONTE: Blog do profº Ed Wilson

MPF/MT denuncia políticos e empresários por cárcere privado contra jornalistas e ambientalistas

Crimes tinham a finalidade de evitar a demarcação de terras indígenas

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) ofereceu denúncia contra um grupo de empresários, políticos e policiais militares do município de Juína, por manterem jornalistas e ambientalistas do Greenpeace em cárcere privado, nos dias 20 e 21 de agosto de 2007. Leia mais no Ecodebate

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Incra libera crédito "Apoio Mulher" para assentamentos Flor do Amazonas

Através de projetos de produção coletiva feminina, o Incra/RO está liberando a partir desse mês R$ 72 mil em créditos para os projetos de assentamento Flor do Amazonas I, II e III, em Candeias do Jamari, na nova modalidade “Crédito Instalação - Apoio Mulher. Leia mais no Amazônia

Altamira recebe o acampamento Em Defesa do Xingu: Contra Belo Monte!

Evento acontece entre os dias 9 e 12 de agosto, na Orla do Cais do Porto (Altamira) e espera receber cerca de 500 lideranças indígenas para discutir os impactos dos grandes projetos na Amazônia, com ênfase em Belo Monte. Leia mais no Amazônia


A trincheira de Henri


O advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT), no município de Xinguara, sudeste do Pará, já se encontra na batalha de novo.

Mês passado o agente pastoral passou por problemas de saúde, e teve de ir a São Paulo.

Os fazendeiros da região oferecem cerca de 20 mil reais pela cabeça do missionário.

Por conta da militância junto aos trabalhadores rurais da região sudeste do Pará, entidades patronais solicitaram à Igreja Católica a transferência do religioso.

Belo Monte -Dom Erwin Kräutler faz palestra em universidade no RS


Dom Erwin Kräutler - Prelazia do Xingu, um das vozes mais ativas contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, Pará, realiza palestra nos dias 05 e 6 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul. A situação dos indígenas e os impactos ambientais constam na agenda do debate.


A Amazônia é palco de inúmeros projetos hidrelétricos em seus rios: Xingu, Tapajós, Madeira, Araguaia e Tocantins. Tensionam ainda a região megas corporações mineradoras, obras de infra-estrutura voltadas para redução de escoamento de custos de produção de monoculturas, entre elas a soja.Leia mais AQUI

Caixa rejeita pedido de financiamento para obra da Copa em Manaus

A Caixa Econômica Federal negou hoje (4) pedido de financiamento feito pelo governo do Amazonas para construção do monotrilho, uma das obras de mobilidade urbana, que Manaus deve receber para a Copa de 2014. A Caixa negou o empréstimo a pedido dos ministérios públicos Federal e do estado, que questionam o projeto básico da obra. Leia mais na EBC

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Faturamento de jornais com publicidade cai 17% em 2009


A crise econômica mundial do ano passado derrubou os gastos mundiais de publicidade em jornal, principalmente nos países desenvolvidos. Segundo a WAN, Associação Mundial de Jornais, a receita global dos jornais com anúncios caiu 17% em 2009. Deu no Comunique-se

Violência: mulheres se mobilizam no RJ


Com a participação de algumas integrantes das Loucas de Pedra Lilás que “enlouqueceram” por essas bandas e junto com as “loucas” aqui do Rio colocamos o bloco na rua. Leia mais no Articulação de Mulheres

Gazeteiros do Congresso: Jader entre os 10 que mais faltam

Jader Barbalho (PMDB/PA) é top em gazetar no Congresso. Ao longo nos derradeiros anos sempre esteve os dez mais faltosos.

Rivalizam com o cacique paraense, Nice Lobão (DEM/MA), esposa do ex-ministro das Minas e Energia, Edson Lobão. O mesmo foi denunciado por montar um esquema para controlar o garimpo de Serra Pelada.

No mesmo escrete desfila com desenvoltura o quase candidato a presidente da República Ciro Gomes (PSB/CE) .

Trata-se da fina estampa maranhense. Gente do ninho do oligarca Sarney.

Leia mais no Congresso em Foco

SDDH celebra 33 anos no dia 08

A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH) soma 33 anos no próximo dia 08 de agosto. Ao longo de três décadas foi agente de denúncia de infindáveis atrocidades ocorridas na Amazônia paraense e vizinhança: corrupção, assassinatos, omissão do Estado, morosidade da justiça, devastação da natureza e violência policial.


Ao longo três décadas de inserção da Amazônia paraense ao resto do país, e no jogo da economia mundial, instalou um rosário de passivos no estado: trabalho escravo, execução de trabalhadores rurais e seus apoiadores, violência contra a mulher, criança e indígenas. Os/as humilhados/as do campo e da cidade na SDDH sempre tiveram uma parceira solidária.


O Resistência, boletim que circulou entre 1978 a 1983 é tributário de memória que registra o processo de integração da região. Cabia a SDDH a edição do mesmo. Pena não merecer a devida atenção das instituições de ensino e pesquisa para analisar e produzir reflexões sobre a obra. No contexto em que surgiu, foi um aglutinador das forças populares da época.


O Movimento Xingu Vivo e o Movinento Pela Vida serão homenageados.


A celebração pelos 33 anos ocorre a partir de 19, na sede da instituição, Av. José Malcher, 1381, entre Generalíssimo e 14 de Março.


Mídia e educação : A revolução sem maquinetas

Por Alberto Dines
Certamente deverão explorar todas as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação, mas o essencial é a mudança de foco, ampliação dos objetivos. Uma reviravolta de 180 graus na estratégia das empresas de comunicação centradas até agora na produção de entretenimento e doravante comprometidas com a difusão do conhecimento.Leia mais no OI

II Festival Pan Amazônico de Cinema

Belém vai sediar de 03 a 07 novembro a II edição do Festival Pan Amazônico de Cinema. O objetivo do festival é exibir, divulgar e premiar a produção audiovisual nas categorias de ficção e documentário em longa, média e curta metragem. Os interessados podem fazer a inscrição até 30 de setembro. Saiba mais AQUI

Operário da Vale morre após ser atingido por barra de ferro

Um acidente ocorrido na tarde deste domingo (1) matou um trabalhador da Vale. O operário Gilson Quaresma de Souza, contratado há três meses pela companhia, foi atingido por uma barra de ferro enquanto realizava uma manutenção no pátio da Usina III, em Tubarão. A barra de ferro se soltou da recuperadora, atingindo o funcionário. Leia mais no JusBrasil

Mãe consegue interromper gestação em MT

Grávida na 33ª semana, paciente tinha em seu ventre bebê com doença rara e nenhuma chance de sobrevivência. Defensoria conseguiu decisão para retirar

A Justiça mato-grossense, numa decisão rara, concedeu a uma mulher o direito de realizar um aborto às 33 semanas de gravidez. A mãe identificada como S.B.S, 28 anos, conseguiu o direito do aborto terapêutico na Justiça após um médico constatar que o feto sofria de uma doença genética rara que tanto poderia impossibilitar a vida do bebê quanto poderia representar riscos à vida da mãe. Leia mais na Amazônia

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Prostituição 'explode' na maior vitrine do PAC

Entenda como o maior canteiro de obras do Brasil atraiu garotas de programa de todo o País para RO

Um homem de calça jeans surrada, botinas sujas e camiseta preta se levanta da mesa. Tira do bolso uma nota amassada de R$ 2. Alisa a cédula com os dedos grossos e a coloca dentro de um “juke box”. Com cuidado, escolhe a música e, de repente, os clientes do lugar batem palmas. Na vitrola digital, um sucesso do tempo dos Lps. “Eu vou tirar você desse lugar...eu vou levar você pra ficar comigo...”. Leia mas no Amazônia

R$ 1 milhão para investimento em projetos de mulheres indígenas - 02/08/2010

O Comitê Gestor da Carteira Indígena, formado por MDS, Ministério do Meio Ambiente (MMA), representantes de outros órgãos federais e do movimento indígena, lançou chamada pública de projetos que envolvam as mulheres indígenas. Os planos, que terão investimentos de R$ 1 milhão, deverão ser entregues até 4 de outubro. Leia mais no Amazônia

Vale/Canadá- operários permanecem em greve

Faz mais de 12 meses que operários da Inco/Vale estão em greve. Eles acusam a Vale de rever garantias. trabalhistas A operação da companhia no Canadá é desenvolvida em inúmeros locais. A nota explica que em determinadas provincicas o tratamento tem sido diferenciado. O comunicado acusa a Vale de tratar os operários com se fossem canadenses de segunda categoria. Leia a nota AQUI

domingo, 1 de agosto de 2010

Quem vai perder?

“Serra personifica a chamada direita perversa e burra, a direita alucinada que acredita piamente se manter indefinidamente no poder sem fazer a mínima concessão às questões sociais e direitos humanos”


Márcia Denser
Ao que tudo indica – e todas as pesquisas apontam nesta direção – Dilma deve ganhar a disputa presidencial, até porque agora seu maior aliado eleitoral já não é o presidente Lula, mas o próprio candidato José Serra, cuja imagem e atitude truculentas por si mesmas têm sido mais do que suficientes para afugentar o eleitor, sem contar as gestões neoliberalíssimas de apoio exclusivo ao capital, tornando-o o maior responsável pelo franco declínio de sua campanha. Leia mais no Congresso em Foco
.

Operação Boi Pirata III resulta em retirada de gado de áreas embargadas no MT

O Ibama iniciou na semana passada a Operação Boi Pirata III, no município de Marcelândia/MT, um dos campeões de desmatamento na Amazônia, notificando o proprietário da Fazenda Bom Retiro para a retirada de cerca de 300 cabeças de gado criadas em mais de 1 mil hectares desmatado ilegalmente, onde as atividades econômicas já haviam sido embargadas pelo órgão em 2008. Leia mais no IBAMA

ONG articula movimentos socioambientais no Maranhão

Foi lançada hoje (30), em ocasião do Seminário Quilombolas, a ONG Reentrâncias, criada para articular e apoiar os movimentos, organizações e comunidades da região litoral norte do Maranhão numa perspectiva de fortalecimento das lutas populares. O Seminário aconteceu no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município de Bequimão. Leia mais na ADITAL