quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SDDH celebra 33 anos no dia 08

A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH) soma 33 anos no próximo dia 08 de agosto. Ao longo de três décadas foi agente de denúncia de infindáveis atrocidades ocorridas na Amazônia paraense e vizinhança: corrupção, assassinatos, omissão do Estado, morosidade da justiça, devastação da natureza e violência policial.


Ao longo três décadas de inserção da Amazônia paraense ao resto do país, e no jogo da economia mundial, instalou um rosário de passivos no estado: trabalho escravo, execução de trabalhadores rurais e seus apoiadores, violência contra a mulher, criança e indígenas. Os/as humilhados/as do campo e da cidade na SDDH sempre tiveram uma parceira solidária.


O Resistência, boletim que circulou entre 1978 a 1983 é tributário de memória que registra o processo de integração da região. Cabia a SDDH a edição do mesmo. Pena não merecer a devida atenção das instituições de ensino e pesquisa para analisar e produzir reflexões sobre a obra. No contexto em que surgiu, foi um aglutinador das forças populares da época.


O Movimento Xingu Vivo e o Movinento Pela Vida serão homenageados.


A celebração pelos 33 anos ocorre a partir de 19, na sede da instituição, Av. José Malcher, 1381, entre Generalíssimo e 14 de Março.


0 comentários: