sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Amazônia em revista: motivado pelo FSM o IBASE fez uma edição especial sobre a região


Faz 10 anos que o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) edita a revista Democracia Viva. O IBASE é um dos membros do comitê internacional do Fórum Social Mundial (FSM), e é conhecido entre outras coisas por ter tido o sociólogo, Herbeth de Souza, Betinho, como um dos fundadores.

O site do IBASE esclarece que a missão da instituição reside na construção de uma cultura democrática de direitos, no fortalecimento do tecido associativo e no monitoramento e influência sobre políticas públicas. Com uma atuação para além das fronteiras nacionais, mantendo conexões com outros países, especialmente na América Latina e África.

A Democracia Viva tem um compromisso radical com a democracia e a cidadania.

Análises sobre as políticas públicas ajudam a elucidar a ação do Estado em vários níveis: saúde, educação, moradia, comunicação e outros temas secundados nas mídias consideradas convencionais.

Numa seção dedicada a entrevistas é comum a Democracia incentivar o protagonismo de segmentos enquadrados marginalmente na sociedade.

A revista Democracia Viva é distribuída para o todo o país. A edição de nº41, a primeira do ano de 2009 é dedicada a Amazônia.

Patrick Piro, jornalista francês, Maia Sprandel e Guilherme Mansur, antropólogos; Rogério Almeida, jornalista e Ennio Candotti, do Museu Nacional e ex- coordenador da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) estão entre os colaboradores.

O relato registrado em 1988 de Chico Mendes e uma entrevista com o jornalista Raimundo Pereira completam a edição especial.
Além da revista Democracia Viva, o IBASE publica o Jornal da Cidadania. O site é uma excelente fonte de documentos de analíticos e artigos.

A revista Democracia Viva especial sobre a Amazônia pode ser acessada AQUI.

0 comentários: