segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Pavulagem- 20 anos de festa na Amazônia


Um guarnicê (reunião) para pôr mais lenha na fogueira do caldeirão da cultura popular amazônica. Diz a lenda que assim germinou há 20 anos na cidade de Belém, capital do Pará, o grupo Arraial do Pavulagem. Na cabeça dos artistas locais a formação de público constava no horizonte. Na cidade quase ilha, a Praça da República serviu-lhe de berço.

O logradouro é um dos pingentes dos áureos dias do ciclo da borracha. É a praça que abriga o festejado Teatro da Paz. É na praça que todos os domingos ricos, remediados e pobres de todos os tons se cruzam. Há vendedores/as de tudo que é coisa: artesanato, obras de arte, relíquias, comidas regionais, livros, instrumentos musicais e outros badulaques. Músicos à margem e outros nem tanto fazem som.

Em alguns domingos do mês de junho barricas, matracas, maracais, alfaias, metais embalam o cordão do grupo Pavulagem. Uma referência ao pavão. A tradução indica tratar de um fanfarrão, aquele que gosta de aparecer. Se no Nordeste é o manto negro da noite que serve de cenário das celebrações da quadra junina, em Belém, os arrastões do grupo ocorrem sob o sol de 40 º. Chapéu de palha enfeitado por fitas coloridas socorre do calor.

Negro, índio e caboclo são a matriz de toadas, lundus, carimbós, ladainhas, que tem no universo rural a raiz. Num mundo de água, sob o olhar da baía do Guajará, o cordão de brincantes faz o aquecimento. Idosos, adultos e crianças engrossam o coro que ultrapassa a casa de 10 mil. As mangueiras, algumas seculares, da Av. Presidente Vargas testemunham a marcha da brincadeira. Vendedores de água e cerveja acodem os participantes.

“Já pedi até a lua pra tentar te convencer. Mas acabei namorando a lua. Só não namorei você”. Canções de amor integram o repertório que homenageia São João, São Pedro e São Marçal. Uma outra celebra um boi da lua. “Mamãe eu vi boi-da-lua dançar no planeta do Brasil”.

A toada explica que o festejo é uma promessa. “Meu São João, vim pagar a promessa. Trazer esse boizinho pra alegrar sua festa. Olhos de papel de seda. E uma estrela da testa”. César Teixeira, poeta maranhense assina a canção. Pavulagem e Teixeira se conhecem apenas por versos.


No período de momo o boi vira bloco de carnaval. E a rua ganha o Cordão do Peixe Boi. Gerido no bioma amazônico nada mais justificável. O adereço é o próprio mamífero ameaçado de extinção. O Pavulagem realiza ainda um arrastão na quadra nazarena, quando se celebra o Círio. Integrar a brincadeira é fácil. Basta comparecer ao local de ensaio e mostrar habilidades de dança ou percussão. Ou caso contrário simplesmente engrossar o coro dos informais.

Ronaldo Silva e Júnior Soares são os timoneiros da brincadeira. Em 2003 formalizaram o grupo com vistas a captação de recursos. Assim nasceu o Instituto Pavualgem. A janela para o mundo foi aberta através da página na rede mundial de computadores. A militância cultural ultrapassa os limites de shows e dos arrastões junino e momesco.

Pesquisa e participação em debates sobre cultura popular integram a agenda do grupo. Com o apoio de bolsa do Instituto de Artes do Pará (IAP), o coletivo mergulhou no universo marajoara e produziu CD duplo sobre a folia de São Sebastião das ilhas do Marajó. Assim mesmo no plural, como a gente que dá vida ao grupo.


FOTOS- site do Arraial do Pavulagem- http://www.arraialdopavulagem.com.br/ A primeira é do primeiro arrastaão e a segunda é do arrastão na quadra nazarena. Os direitos da foto são do grupo Arraial do Pavulagem.



0 comentários: