quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Veríssimo alerta sobre o risco que correm as unidades de conservação

Segundo ele, esta é uma prática comum na região. “Tradicionalmente, na Amazônia, a forma como os atores socioeconômicos procuram assegurar o direito da propriedade é desmatando para, de um lado, gerar o fato consumado e, de outro, gerar a ideia de que eles estavam tentando desenvolver alguma atividade produtiva. É um conceito antigo, ultrapassado, mas ainda é uma forma que predomina nessas regiões do Brasil”, relata à IHU On-Line

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Amazônia – livro trata de situações de tensão na região


Livro será lançado durante encontro na UFPA sobre Educação do Campo na quarta  (29) e no Campi da UFPA de Marabá na sexta (31).


Pororoca pequena: marolinhas sobre a(s) Amazônia (s) de Cá, a ser lançado na manhã do dia 29, quarta feira, na Universidade Federal do Pará (UFPA), no Auditório de Ciências Jurídicas (ICJ), tem o patrocínio do Banco da Amazônia. O lançamento ocorrre  durante o III Encontro de Pesquisa da Educação do Campo doPará.

 

O projeto para a edição da obra concorreu com outros 862 de toda região, e foi classificado entre os 37 da seção de cultura. Rogério Almeida assina o livro. Ele é graduado em comunicação social e mestre pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA\UFPA), com pesquisa laureada com o Prêmio NAEA\2008.

 

20 trabalhos dão corpo à obra. São artigos, reportagens e entrevistas, divididos em quatro seções: a) Estado e os grandes projetos, b) Araguaia-Tocantins- território em disputa, c) Belém- a cidade e d) entrevistas com dirigentes sindicais e populares, assessores e uma com o jornalista Lúcio Flávio Pinto.

 

O material compreende produções realizadas entre os anos de 2003 a 2009. A revista paulista Caros Amigos, o Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (LPP/UERJ), a Revista Democracia Viva do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE/RJ), Revista Estudos Avançados da USP, os sites da rede Fórum Carajás e Ecodebate foram alguns dos espaços que ajudaram na publicização do material.

 

As dinâmicas econômicas, sociais e políticas da Amazônia estão no centro da preocupação do trabalho. A ênfase recai sobre a disputa por territórios, os grandes projetos e os seus desdobramentos. O professor da UFPa Jean Hébette, reconhecida autoridade intelectual em temáticas amazônicas assina o prefácio. Ele sublinha que “a linguagem do livro flui, escapando ao formato acadêmico, e que o mesmo constitui uma fonte preciosa de dados, coletados em fontes confiáveis”. O jornalista Lúcio Flávio Pinto é o responsável pelo texto da orelha.

 

O blog do autor (FURO) abrigou alguns produtos, além da Revista Sem Terra. Tem-se ainda a publicação de material em encontros nacionais de pesquisadores, a exemplo do 3º Encontro da Rede de Estudos Rurais, ocorrido em Campina Grande, Paraíba, em setembro de 2008. O artigo apresentado aborda os 20 anos de luta pela terra na região do Araguaia-Tocantins. Almeida produz conteúdos sobre a região há mais de uma década.

 

As realidades dos mundos rurais dão corpo ao projeto. A exceção é o capítulo dedicado à cidade de Belém. Duas reportagens pontuam nuances da metrópole. O primeiro trata da militância cultural centrada na música, a partir do grupo Coletivo Rádio Cipó. A trupe nascida no bairro da Pedreira, conhecida zona boêmia. Dona Onete e mestre Laurentino, como reza o clichê, são as estrelas da companhia. O segundo recupera fragmentos dos 120 anos do Bosque Rodrigues Alves, um naco de floresta em meio à cidade.

 O livro será lançado ainda no Campi da UFPA de  Marabá no dia 31, durante seminário que reflete sobre a contribuição do sociólogo Florestan Fernandes, organizado pelo movimento Debate e Ação. E também na noite do dia 18 de setembro durante a abertura do Encontro Nacional da Associação de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (Anppas) na UFPA.   E São Luís, data a ser fechada.

É a segunda obra autoral do autor, que tem integrado equipes em edições de livros e revistas que tratam de temáticas amazônicas.

Serviço
Lançamento do livro Pororoca pequena – marolinhas sobre a (s) Amazônia (s) de Cá.
III Encontro de Pesquisa da Educação do Campo do Pará
UFPA – Guamá- Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ)
29 de agosto, 11h
Páginas – 212
Preço – R$20,00

UFPA debate educação no campo

 
Conheça a programação AQUI