domingo, 18 de outubro de 2009

O diário de Jader e a luta pela terra no Pará

Desde ontem o diário de Jader investe em matérias pró pecuaristas e alfinetadas contra o governo de "Donana", Ana Júlia Carepa, governadora do Pará (PT).

As farpas entre os meios de comunicação de Jader e o governo de frente ampla encabeçado pelo PT, a cada dia ganham maior envergadura.

A principal manchete da edição de ontem, 17,- STF estuda intervenção no Pará- não se coaduna com o conteúdo da matéria.

Uma matéria desprovida de “gancho”, como se diz no jargão jornalístico.

Protagonizam a reportagem o midiático cacique do STF e também latifundiário Gilmar Mendes e Kátia Abreu (DEM/TO), uma xiita de direita do mundo rural.

A matéria diz que o STF irá julgar o pedido de intervenção no estado protocolado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), entidade presidida por Abreu. Mas, não indica a data.
A sanha contra o governo de “Donana” e os movimentos sociais camponeses teve como estopim ocupações de propriedades em nome do braço rural do Banco Opportunity, a Agropecuária Santa Bárbara Xinguara.

A empresa é capitaneada por Daniel Dantas. Banqueiro processado e condenado por inúmeros crimes no sistema financeiro.
A empresa que opera no Pará é investigada por lavagem de dinheiro.

A representação da CNA do Pará, a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), acusada de desviar recurso público do combate à febre aftosa, parece padecer de esquizofrenia.

Ao mesmo tempo em que solicita a intervenção no estado por conta de reintegração de posse, acusando o estado de inoperante, é a mesma FAEPA que pede arrego ao estado para mediar o embargo da carne.

O embargo resultou de pesquisa do Greenpeace sobre os passivos sociais e ambientais que a atividade econômica ativa na região.

Uma atividade conformada por várias ilegalidades. Entre elas grilagens de terras e crimes ambientais.
"Pará tem mais de mil terras invadidas" é a principal machente da edição dominical do diário de "Jarde", como se diz na quebradas.

0 comentários: