domingo, 31 de julho de 2011

Fantástico - ameaças de morte dos defensores da reforma agrária no PA é tema de reportagem


Execuções, chacinas e massacres integram as páginas do processo de integração da Amazônia desde a colonização. Hoje uma parte desta história será alvo de matéria no Fantástico, programa da TV Globo.
Maria Joel é a protagonista. A dirigente sindical camponesa do município de Rondon do Pará, sudeste do estado integra uma lista dos ameaçados de morte. 

Ela integra um setor alinhado na defesa da reforma agrária no estado conhecido nacional e internacionalmente onde mais se matou no país na disputa pela terra.  A militante dirigiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) em Rondon do Pará após a execução do marido.

Joel é viúva de José Dutra da Costa, “Dezinho”, um migrante maranhense executado no ano de 2001. Dezinho era presidente do STR em Rondon do Pará, sudeste do estado. Foi assassinado na porta da casa onde morava. Uma filha testemunhou a execução.

Até somente o pistoleiro foi preso. E por obra do acaso. O sindicalista travou luta corporal com o mesmo antes de ser assassinado. Após o disparo Dezinho caiu sobre o corpo do franzino algoz.

O intermediário e os mandantes nunca foram alcançados pela justiça. O caso encontra-se na Organização dos Estados Americanos (OEA).  

O pano de fundo de tal situação é bem conhecido das pessoas que se interessam pelo assunto: uma delicada situação fundiária, fragilidade na apuração das execuções dos militantes da reforma agrária, meio ambiente e direitos humanos – maioria dos casos não possui nem inquérito aberto -, controle de setores estratégicos do Estado pelo setor ruralista...

Os ruralistas vencem todas as pelejas desde a década de 1980. A derradeira vitória foi contra o pedido de anulação de mais de seis mil títulos grilados de terra. É tanto título que irregular que a soma das áreas fraudadas soma mais de três vezes do território do Pará. 

Saiba mais sobre a situação nas obras que podem ser baixadas gratuitamente ao lado.

0 comentários: