quinta-feira, 15 de julho de 2010

Canaã - trabalhadores fazem reunião para enfrentar grandes projetos de mineração

Conhecer a própria realidade e desenhar um planejamento para enfrentar os grandes projetos de mineração é o objetivo de uma reunião que ocorre amanhã, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município de Canaã dos Carajás, sudeste do Pará.

O STR espera a participação de 10 associações de trabalhadores rurais da cidade. Canaã dos Carajás integra área de atuação da Vale. Se na bíblia a terra seria a prometida para o povo de Deus, onde correria leite e mel, para a Vale é o minério de cobre que faz os executivos lamberem os beiços.

A cidade nasceu como projeto de assentamento agrícola na década de 1980, quando da implantação do projeto Grande Carajás. No ano da privatização da Vale, 1997, o distrito foi emancipado da cidade de Parauapebas.

A inquietação de militantes populares é o dia seguinte após o encerramento da extração mineral. A lógica do saque das riquezas naturais continua a mesma desde os tempos coloniais, avaliam.

A estimativa de exploração do cobre na mina do Sossego é inferior a duas décadas. O projeto soma seis anos. Por ano a Vale extrai dois milhões de toneladas.

Calcula-se que a mina tenha 244,7 milhões de toneladas de minério de cobre. A Vale investiu 1,2 bilhão de reais.

0 comentários: