A promessa de geração de emprego e a chegada do "progresso" costumam ser o carro abra-alas de anúncio de grandes projetos nos rincões do país. Enquanto a violação dos direitos elementares das populações tradicionais são violados. No interior do Maranhão, no município de Rósário, onde a Petrobas instala uma refinaria, tal prática tem sido registrada. Assim denuncia a Associação Agroecológica Tijupá. Leia abaixo.
O processo inicial de implantação da Refinaria Premium em Bacabeira/MA tem se constituído em uma sistemática violação de direitos das populações tradicionais de Rosário, Santa Rita e Bacabeira.
A PETROBRAS tem usado da estratégia de não aparecer colocando o truculento da Governo de Roseana Sarney na linha de frente, aterrorizando as polpulações tradicionais "abarcadas" pelo empreendimento.
Este governo visando as eleições do próximo ano e o fortalecimento político do famigerado Edson Lobão, propagandeia a geração de 130 mil empregos. Enquanto o EIA RIMA oficial coloca apenas 1.500 empregos diretos.
Este mesmo documento não prevê praticamente nehuma medidas mitigadoras dos terríveios impactos que serão causaxdos pela Refinaria Premium.
Carlos Pereira- Associação Agroecológica Tijupá-MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário