Cepasp existe desde os anos de 1980. Em 2024 somou 40 anos de peleja
No dia 18 de
outubro tivemos a reabertura do Ponto de Cultura Comuna Cepasp e inauguração de
dois novos ambientes: a Biblioteca Popular Ademir Martins e o Salão Multiuso
Beta Moreira. Homenagem ao casal de companheiros fundadores do Centro de
Educação, Pesquisa, Assessoria Sindical e Popular – CEPASP, organização que
abriga o espaço cultural.
A reabertura contou com a presença de familiares, amigos e companheiros de luta do casal e foi marcada pelas lembranças dos primeiros encontros e amizades com os homenageados e momentos importantes da luta popular na região.
A reforma e criação de novos espaços é fruto de um projeto selecionado pelo edital EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025 - OBRAS, REFORMAS E AQUISIÇÃO DE BENS CULTURAIS, da Política Nacional Aldir Blanc -PNAB, organizado pela Secretaria de Cultura de Marabá/PA.
![]() |
| Cerimônia de inauguração dos espaços com familiares dos homenageados e fundadores do Cepasp. |
O Edital teve como objetivo selecionar espaços, ambientes e iniciativas artístico-culturais para receber subsídios destinados a obras, reformas e aquisição de bens culturais, com o intuito de fortalecer a infraestrutura cultural de Marabá/PA.
Além da reforma, o projeto contou com aquisição de equipamentos e uma campanha de arrecadação de livros. A iniciativa arrecadou mais de 300 exemplares oriundos de doações individuais e de organizações, dentre elas a Estação Cultural de Marabá e do youtuber e professor João Carvalho.
CEPASP - referência em inúmeras pesquisas sobre a região de Carajas, dentro e fora do país, o Centro de Educação, Pesquisa e Assessoria Sindical e Popular, emergiu no rebojo da redemocratização do país. Em 2024 somou 40 anos. Educadores, militantes, leigos, trabalhadores rurais, extrativistas, dentre outras categorias fizeram ou fazem parte da iniciativa. Saiba mais AQUI



Nenhum comentário:
Postar um comentário