domingo, 8 de março de 2009

Tucuruí



O município de Tucuruí fica no sudeste do Pará, a cidade abriga a maior hidrelétrica genuinamente nacional. A hidrelétrica foi erguida no regime militar e graças a ela, por ene fatores, a cidade é conhecida dentro e fora do país.
O empreendimento administrado pela Eletronorte opera com 23 máquinas para produzir energia subsidiada para as empresas do setor de alumínio no município de Barcarena, Alunorte e Albrás da Vale, e a Alumar do grupo Alcoa e da BHP Billiton, em São Luís, Maranhão.

A cada inverno o município banhado pelo caudaloso rio Tocantins sofre com as enchentes que se repetem a sucessivos anos e nenhuma solução é encaminhada pelo poder público para sanar a questão. Além de Tucuruí, Nova Ipixuna, Marabá e Parauapebas são cidades da região que padecem com o mesmo flagelo.

Antonio Marques (Gordo), chapa que hoje mora em Tucuruí esclarece que o Igarapé Santana que corta a cidade teve o leito desrespeitado pela construção de várias casas. E sempre que as chuvas precipitam sobre o município o rio reclama o caminho original e avança sobre casas e estradas. As fotos acima são de Marques.

Sobre o meio ambiente, Marques, que é militante de rádios comunitárias, esclarece que a cidade nunca teve nada sério e que desde que o CEAC foi fechado, o Conselho de Meio Ambiente é uma ficção e a secretaria de meio ambiente peça decorativa.
Desde a década de 1980 famílias atingidas pela hidrelétrica reclamam compesações pelos impactos sociais e ambientais oriundos da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário