sábado, 17 de abril de 2021

25 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás - veja série especial no site do MST


CPT, MST e SDDH divulgam Nota Pública no marco dos 25 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, que em 17 de abril de 1996 vitimou 19 trabalhadores rurais Sem Terra. É o maior Massacre no Campo já registrado no Brasil. De acordo com o documento: “Infelizmente o Pará continua sendo o recordista de ameaças e assassinatos. Multiplicam-se diariamente as denúncias de ameaças e diversos tipos de violência, como pulverização aérea de agrotóxicos sobre assentamentos populares, exploração indevida do território, ameaças a lideranças, despejos ilegais. Leia mais AQUI

Memória da Luta: há 12 anos era executado o dirigente sindical Raimundinho, em Tucuruí/PA

O nome de Raimundo Nonato do Carmo integrou uma lista de 260 pessoas ameaçadas de morte no Pará



Ao centro o sindicalista de Tucuruí, Raimundinho, executado no dia 16 de abril de 2009. FOTO: arquivo do Centro  de Educação, Pesquisa e Assessoria Sindical e Popular (CEPASP).

Raimundo Nonato do Carmo foi executado com sete tiros na noite de 16 de abril de 2009, às vésperas da passagem de 13 anos do Massacre de Eldorado do Carajás, quando somava apenas de 53 anos.

Raimundinho, como era popularmente conhecido, dirigiu o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STR) do município de Tucuruí, sudeste do Pará, O nome de Nonato integrou uma lista de 260 pessoas ameaçadas de morte no estado.

Além de atividades junto ao STTR, militou junto ao Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), fez parte da rede Fórum Carajás, entre outras articulações.  

quinta-feira, 15 de abril de 2021

25 anos do Massacre de Eldorado


 

Cinema na Amazônia: 6ª versão do Cinefront começa hoje em plataforma digital


O FIA CINEFRONT é um evento composto por mostra e debates de obras cinematográficas que abordam a realidade amazônica e de outras regiões periféricas que sofrem as consequências dos processos de desenvolvimento pautados pela expansão capitalista. De caráter não competitivo, o festival consiste também em oportunidade de pautar as lutas sociais por direitos, igualdade, justiça e dignidade das populações das regiões periféricas do mundo. Além de obras selecionadas no presente regulamento, a programação principal do VI FIA CINEFRONT será composta por trabalhos convidados pela curadoria, levando em consideração sua relevância à temática e homenagens a serem realizadas. Veja a programação AQUI

Violação dos Direitos Humanos no Brasil: Parlamento Europeu realiza audiência na manhã de hoje para ouvir defensores

Claudelice Santos, de Marabá é uma das participantes. A ativista teve o irmão, José Cláudio executado em 2011, junto com a esposa Maria do Espírito Santo na cidade de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. 



A Delegação para as Relações com o Brasil do Parlamento Europeu recebe na manhã de hoje, 15 de abril, denúncias de defensores/as de direitos humanos do Brasil.

A execução do sem terra ligado à Liga dos Camponeses Pobres, Fernando dos Santos Araújo, principal testemunha sobre o Massacre de Pau D´arco, sudeste do Pará é um dos casos. 

A ativista Claudelice Santos, de Marabá, irmã de José Claudio Santos, assassinado com a espora Maria do Espirito Santo, na cidade de Nova Ipixuna em 2011participará do evento.  

Serviço: Audiência no Parlamento Europeu de violação dos direitos humanos no Brasil.

Dia 15 de abril de 2021

Horário: a partir das 8h45 (horário de Brasilia)

Acompanhe ao  AQUI