sexta-feira, 15 de março de 2019

Barragens da Vale no Pará: riscos serão discutidos amanhã, 16, em Canaã dos Carajás


Canaã dos Carajás abriga o maior projeto de mineração da Vale



Amanhã, dia 16, na Vila de Bom Jesus, no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, trabalhadores rurais e moradores em geral discutem os riscos da barragem do Projeto Sossego, da mineradora Vale.

A iniciativa é do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Canaã dos Carajás e da ONG com mais de 30 anos de atuação na região,  o Centro de Educação, Pesquisa e Assessoria Sindical e Popular (Cepasp). 

Com investimentos estimados aproximadamente em  U$$ 500 milhões, foi inaugurado com toda pompa e circunstancia no ano de 2004.

O projeto que explora cobre é festejado no site da corporação como exemplo de responsabilidade social.  A produção estimada por ano é de 140 mil toneladas.

O município abriga o maior projeto de mineração da Vale, o S11D, que extrai minério de ferro, e deve conceder ao Pará a liderança no setor, superando o estado de Minas Gerais. 

Para viabilizar o projeto a mineradora duplicou a Estrada de Ferro de Carajás, incrementou estações de transbordo e as instalações portuárias em São Luís, no Maranhão. 

Trata-se do maior trem do mundo, com 330 vagões, puxados por quatro locomotivas que operam diuturnamente para alimentar o mercado asiático e aprofundar a condição colonial da região. 

A mineração afeta a vida de populações camponesas, indígenas e quilombolas nos estados do Pará e Maranhão. 




0 comentários: