sábado, 9 de junho de 2018

Edição da Feira da Comuna Cepasp de Marabá/PA terá arraial junino neste sábado


Além de produtos da roça oriundos projetos de assentamento, de ocupações, e da periferia de Marabá, a edição da Feira da Comuna Cepasp deste sábado terá ainda um arraial que inicia às 
18h.


Feira Comuna Cepasp, agora, na rua Sororó em Marabá/PA- Fotos: Raimundo Gomes

A feira iniciada no começo do ano corre à Rua Sororó, na casa 129, na cidade de Marabá, onde artesãos, agricultores, educadores e afins celebram a Feira Comuna, que ocorre no antigo espaço da ONG Centro de Educação, Pesquisa e Assessoria Sindical e Popular (Cepasp), um coletivo de assessoria popular criado nos 1980. Tempo de transição. 

O espaço exibe biojóias produzidas a partir dos recursos da floresta, galinha caipira, bolos, cachaça artesanal e castanha do Pará. Tempos idos a castanha foi a base da economia local. Os castanhais frondosos já não existem. Deram lugar a fazendas. Um grilo oficial. Fez fortuna de poucos. Os produtos são agroecológicos.

A castanha comercializada na feira é oriunda do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Porto Seguro. Um casal comercializa fardos. A colheita já encerrou. Bolos, mingau, biscoitos e afins são alguns dos derivados do fruto festejado no mundo gourmet dos principais centros econômicos do país.

Atrações do arraial – o Boi Flor do Campo do bairro da Independência e a quadrilha junina Águia de Fogo do mestre Latino são algumas das atrações, que conta ainda com comidas típicas e bebidas da época.  

A Comuna Cepasp o panfleto do espaço explica que além de uma fronteira da economia solidária, a proposta é operar em várias frentes de diferentes campos: economia, arte, ideias, livros, etc.  Bem como uma trincheira de organização apartidária e de luta que congregue agentes do campo e da cidade de forma fraterna. 

O horizonte utópico é a edificação de uma nova forma de viver que contemple os seguintes pontos: i) apoio mútuo, ii) combate às opressões, iii) autogestão e trabalho coletivo, iv) decisão coletiva e poder popular, v) defesa dos bens comuns, vi) transformação social e política do País, e vii) expansão comunal, narra a apresentação do espaço. A comuna funciona todos os dias.

Detalhes com Thiago Cruz
94 98125 9492

0 comentários: