quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Lamparina - boletim do STTR de Santarém volta a circular


2ª edição trata da Assembleia Geral, eleição e cadastro ambiental em terra quilombola

Lamparina é um instrumento rústico usado para iluminação em zonas rurais país a fora.  É feito de lata ou zinco. Um pano (pavio ou morrão)  serve de recurso para acender o fogo. O querosene é utilizado como combustível. Ainda hoje é encontrado nos sertões do Brasil.

Lamparina nomeia o boletim informativo do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras  Rurais (STR) do município de Santarém, região do Baixo Amazonas, irrigada pelos rios-mar Tapajós e Amazonas, principais vias de deslocamento de pessoas e produtos. Além dos rios a BR 163 conecta o oeste paraense ao Centro Oeste do país.

A rodovia criada no regime militar é a estratégica para o escoamento da monocultura da soja.  A produção tem pressionada áreas definidas como projetos de assentamentos e unidades de conservação. Santarém, Belterra, Itaituba e Mojuí são os municípios mais impactados.

Barcos grandes,  aqueles em que as pessoas viajam em redes, constituem a principal forma de transporte. Eles realizam viagens para as cidades vizinhas do próprio Pará: Óbidos, Alenquer, Juruti, Itaituba, Belém; e para as capitais de estados fronteiriços: Manaus e Macapá. 

Lamparina –

O impresso existe desde a década de 1980. Nasceu para registrar as lutas populares dos trabalhadores da região, e servir de mecanismo de formação política. Jaime Cunha Mendes diretor do STR conta que um documentário homônimo ao boletim iluminou sobre a necessidade de criação de veiculação de comunicação dos trabalhadores\as. O filme tratava da luta sindical contra os pelegos.   

O jornal é tributário da memória de luta pela terra na região. Este ano ele voltou a ser editado. Em setembro saiu a edição de número 02. Ela é composta de seis páginas impressas em policromia, formato A4. 

Na página principal do boletim o editorial alerta para o ano eleitoral, e a necessidade de zelo na hora de escolher dos representantes políticos. A mesma página anuncia a entrega do certificado do Cadastro Ambiental Rural (CAR), em comunidades quilombolas do Baixo Amazonas. Conforme a matéria, trata-se da primeira experiência em área remanescente de quilombo do Brasil.

As demais páginas informam a participação do STTR no Encontro Nacional de Agroecologia, ocorrido em maio, em Juazeiro, na Bahia; o seminário da juventude rural, onde entre outros assuntos foi tratado o protagonismo juvenil, educação e políticas públicas.   

A edição de número nº 02 ilumina ainda que em março o STTR realizou uma assembleia geral extraordinária. A mesma serviu para a apresentação de prestação de contas, eleição de delegados, e a posse da nova diretoria da Casa Família Rural (CFR),  e esclarecimentos sobre as linhas de crédito do Banco da Amazônia.

 

0 comentários: