sexta-feira, 1 de março de 2013

Vale - trem descarrilha em Carajás

Hoje, (1), um trem operado pela Vale na ferrovia Carajás descarrilou à altura do Km 356, município de Buriticupu-MA, entre os povoados de Vila Labote e Centro dos Farias. Onze vagões que transportavam diversos combustíveis tombaram à beira do Rio Pindaré e ocasionaram o vazamento de gasolina e óleo diesel. Há a probabilidade de que tenham sido lançados dentro do rio, que na localidade, corre ao lado da ferrovia.
O vazamento pode provocar a morte de peixes e animais da região, colocando em perigo os moradores das comunidades circunstantes. No povoado de Vila Labote moram 27 famílias, em Centro dos Farias vivem 53 famílias, nos povoados próximos residem cerca de outras 1.300 famílias que vivem de pesca e da agricultura.
Além disso o vazamento também tende a comprometer drasticamente o abastecimento de água de todas essas famílias, que normalmente já se dá em condições precárias. O rio Pindaré é um dos principais rios maranhenses e conta com 686 Km de extensão. Nasce na serra do Gurupi e deságua no rio Mearim, nas proximidades da cidade de São Luís. Ele é margeado pela Estrada de Ferro Carajás por mais de 200 Km, entre os municípios de Bom Jesus das Selvas e Santa Inês. O trem percorria a ferrovia em São Luís - Açailândia, onde o combustível transportado em vagões fretados pela Vale normalmente é descarregado no polo petroquímico local.
As causas do acidente ainda são desconhecidas. Nos últimos meses têm se verificado a intensificação de vários acidentes de trabalho e de operação do trem em Carajás, provavelmente relacionados à urgência das obras de duplicação dos trilhos, que vêm sendo operada através de licenciamentos de legalidade duvidosa.
No ano passado, uma decisão judicial da 8ª Vara da Justiça Federal no Maranhão impôs à Vale e ao IBAMA o dever de não prosseguir com o licenciamento e as obras. Essa decisão durou por mais de 45 dias e se baseou na flagrante ilegalidade do licenciamento ambiental, realizado sem a elaboração de Estudos de Impactos Ambientais e Relatórios de Impactos Ambientais (EIA-RIMA) e a observação de outras regras ambientais básicas.
Depois de uma decisão do Tribunal Regional Federal que liberou temporariamente a volta das obras até sentença definitiva do processo, a Vale S. A. acelerou os ritmos de trabalho e o escoamento do minério, o que tem justificado o aumento do numero de acidentes.
 
Rede Justiça nos Trilhos